ProUni abre inscrições com 169 mil bolsas, 25% na modalidade a distância

Mais da metade das bolsas integrais estão em cursos não presenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre de 2019 abrem nesta terça-feira (11) com a oferta de 169.226 bolsas em instituições privadas de ensino superior. Um quarto das vagas oferecidas é na modalidade a distância.

O programa tem bolsas integrais e parciais (de 50%). A oferta ocorre nas modalidades presenciais e a distância, essa última com maior concentração nos benefícios integrais.

Das 68.087 bolsas integrais, 51% são na modalidade a distância. Para as 68.087 bolsas parciais, apenas 7% são a distância.

Estudantes de escola que tem matérias cursadas a distância em São Paulo
Estudantes de escola que tem matérias cursadas a distância em São Paulo - Bruno Santos - 30.ago.18/Folhapress

Pelo ProUni, estudantes conseguem bolsas de estudos do governo federal em faculdades e universidades privadas. As instituições reservam para o programa um percentual fixo de cursos, divididos por carreiras e modalidades, em troca de isenção fiscal.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (10) pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo dirigentes da pasta, o percentual de bolsas nas modalidades a distância seria reflexo da grande oferta em cursos a distância por parte das instituições.

"O EAD [educação a distância] é permitida pela legislação e tem sua forma de ser avaliada. Hoje a gente não pode desprezar a tecnologia que está disponível no mundo todo. Não cabe aqui a gente dizer se é melhor ou pior, existe a avaliação", disse o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, em entrevista coletiva nesta segunda. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, não estava presente.

Podem se inscrever participantes da última edição do exame que tiveram nota mínima média de 450 pontos e não terem zerado na redação. Também é necessário comprovar baixa renda. 

Para concorrer a bolsas integrais, os candidatos precisam ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As parciais são reservadas para quem têm renda de até três salários mínimos por pessoa.

O total de 169.226 bolsas é dividido em 33.830 cursos em 1.100 instituições privadas de ensino superior. Os cursos com mais vagas neste semestre são os de administração (17.004), pedagogia (13,387) e ciências contábeis (10.817).

As inscrições do ProUni vão até as 23h59 do dia 14 de junho de 2019. O resultado da primeiro chamada sai no dia 18 de junho.

Sisu

Nesta segunda, o MEC também divulgou a primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para instituições públicas de ensino. O sistema registrou neste segundo semestre 640 mil inscritos, 25,9% superior ao mesmo período de 2018.

O Sisu também é voltado para quem fez o Enem. A maior nota de corte foi registrada no curso de direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), campus Aterrado, na modalidade de ampla concorrência. A nota média do último aluno aprovado foi 838,68.

Já a segunda maior nota de corte ocorreu na modalidade de cotas, com 837,5 pontos no curso de engenharia química da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.