A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entra em vigor neste ano e coloca o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos no centro do currículo das escolas do ensino infantil ao médio.
Para se adaptar ao novo modelo padrão de aulas, professores têm buscado cursos de pós-graduação que ofereçam ferramentas das chamadas metodologias ativas de construção de conhecimento, em que o aluno colabora no processo de aprendizagem, como os trabalhos em equipe.
“A BNCC propõe uma inversão. Antes, o conteúdo era o centro da aula. Agora o processo de aprendizagem do aluno está no centro”, explica Neide Noffs, coordenadora de pós-graduação de pedagogia na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
A universidade criou um curso de extensão voltado ao ensino da leitura na perspectiva da BNCC, com foco na cooperação entre os alunos.
O Instituto Vera Cruz é outro a oferecer pós-graduação para os pedagogos que queiram se adaptar ao modelo.
“Toda escola quer formar alunos críticos. Mas como eu vou formar essas crianças é o que vai fazer a diferença”, diz Adriana Melo Ramos, coordenadora do curso, que foca nas relações interpessoais na escola e nas competências socioemocionais.
Para Ramos, a clássica metodologia da aula expositiva de 40 minutos já não faz mais sentido em uma classe com alunos cada vez mais conectados e expostos a informações em excesso.
A professora de informática Carla Silva, 43, está na fase final do curso. Ela sentia que suas aulas eram muito focadas no conteúdo e deixavam passar questões trazidas pelos alunos do ensino fundamental na escola pública Marechal Espiridião Rosas, na zona oeste de São Paulo.
Nas aulas, Silva aprendeu técnicas para trazer as necessidades dos estudantes para dentro da sala. Como a roda de conversas, em que se senta com os alunos para definir as regras de convivência na classe. Os próprios estudantes indicam o que é bom para o desenvolvimento da aula e o que atrapalha.
“É um outro jeito de enxergar e gerir a sala de aula. A gente constrói junto. Eu trago uma proposta, eles fazem pesquisas e trazem sugestões. O ambiente fica mais leve porque a postura dos alunos é diferente. Eles se sentem parte do momento”, diz Silva.
A diretora pedagógica da Saber, um dos braços da Cogna Educação, Juliana Diniz, vê uma mudança sem volta para os profissionais da área. Para ela, o professor não é mais a fonte de saber do aluno, mas sim um construtor de sentidos, o que exige desse profissional uma postura mais aberta.
O grupo Cogna oferece os cursos a distância “BNCC em ação” e “metodologias ativas e tdics [tecnologias digitais de informação e comunicação] na Educação”, voltados à formação desse novo perfil de profissional.
Onde estudar
A construção de uma prática dialógica de letramento
Onde PUC-SP
Duração 42 horas
Preço R$ 1.861
Site pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/construcao-de-uma-pratica-dialogica-de-letramento-formando
As relações interpessoais na escola: das competências socioemocionais à personalidade ética
Onde Instituto Vera Cruz
Duração 360 horas
Preço R$ 22.800
Site site.veracruz.edu.br/instituto/pos-graduacao/as-relacoes-interpessoais-na-escola/
Metodologias ativas e TDICs na Educação
Onde Unopar
Duração 10 meses
Preço R$ 3.779
Site portalpos.com.br/metodologias-ativas-e-tdics-na-educacao-unopar-educacao-a-distancia/p
Metodologias ativas
Onde Unip
Duração 8 horas
Preço R$ 470
Site posunip.com.br/curso-detalhe/metodologias-ativas/11420/sp/sao-paulo
Metodologias ativas para a educação
Onde PUC-MG
Duração 360 horas
Preço R$ 5.800
Site pucminas.br/PucVirtual/Pos-Graduacao/Paginas/metodologias-ativas-para-a-educacao
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