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Escola precisa debater as relações online e offline pelo bem dos alunos

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Isabella Galante Mariana Mandelli

Quantas vezes você já se deparou com casais em restaurantes ou amigos reunidos em uma mesa de bar, sem olharem uns para os outros e sim dando atenção ao que veem na tela dos celulares? Tal imagem é bastante comentada quando o tema é a distância afetiva que os aparelhos tecnológicos estariam criando entre os indivíduos, fazendo com que eles preferissem as interações virtuais ao contato físico.

Há muito se discute, na academia e fora dela, se a web está nos deixando antissociais. Muitos estudos de diferentes áreas tentam dissecar a questão, especialmente quando se trata do público infantil. Apesar das diferentes conclusões, a verdade é que as formas com que os jovens se relacionam hoje é absurdamente diferente das quais seus pais se relacionavam há poucas décadas.

No Brasil, pelo menos 86% das crianças e dos adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet (24,3 milhões), segundo a pesquisa TIC Kids Online 2018, divulgada em setembro de 2019.

Desenho mostra fileira de alunos em sala de aula segurando telefone celular
Jean Galvão/Folhapress

Em todo o mundo, o impacto do maior acesso à rede já resulta em algumas tendências de comportamento. Um exemplo é o levantamento realizado em 2018 pela Common Sense Media com adolescentes entre 13 e 17 anos nos Estados Unidos. De acordo com o relatório, apenas 32% deles dizem preferir conversar pessoalmente.

Além disso, grande parte das nossas relações cotidianas são mediadas por tecnologia. A consultoria Gartner prevê que até este ano apenas 10% das interações entre consumidor e empresa serão feitas por mecanismos de voz.

Tendo esse cenário em vista, como trazer esse debate para a escola, posto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza a cultura digital como uma competência a ser desenvolvida ao longo da educação básica? Explorar a voz ativa que os jovens têm nas redes sociais, ponderando a responsabilidade que ela traz, é o melhor começo.

Nesse sentido, temas como discurso de ódio e cyberbullying merecem destaque. Eles ressignificaram relações sociais outrora presentes apenas fora das redes, e podem ser explorados justamente como forma de mostrar aos alunos e alunas que a web potencializa comportamentos infelizmente comuns ao longo da história humana.

Tais assuntos podem motivar rodas de conversa, debates e seminários que estimulem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, outra demanda da BNCC. As conversas podem revelar como a sociabilidade do mundo virtual tem efeitos na vida prática, afetando relações e fazendo com que as vítimas se isolem ou desenvolvam distúrbios psicológicos.

Pedir aos estudantes que meçam, durante uma semana, o tempo que gastam no computador e no celular conversando com os amigos versus o tempo que passam juntos fisicamente também é interessante para impulsionar uma discussão que trate do tipo de uso que eles fazem dos aparelhos e das relações. Os resultados podem ser apresentados em gráficos e ilustrações, criados no papel ou em aplicativos.

Em síntese, o universo online e o mundo offline hoje são indissociáveis, e essa percepção precisa fazer parte do cotidiano de crianças e jovens.

É fato que o smartphone de um adolescente o “conhece” melhor do que a maior parte das pessoas que o cerca –é nele que estão armazenados senhas, dados, contatos, números de documentos, históricos de conversas, agenda de compromissos, redes sociais e outros elementos cotidianos e digitais que entregam gostos, preferências e escolhas.

Classificar a tecnologia como algoz das relações e como causa de processos de isolamento social, portanto, dificilmente funcionará no contexto em que vivemos. Prezar por um uso seguro e ético dela, com o objetivo de criar empatia e reforçar afetos, é a melhor opção. 

 
Isabella Galante

Jornalista do Instituto Palavra Aberta

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta

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