Descrição de chapéu Coronavírus

Estado de São Paulo muda currículo do ensino médio e tenta evitar evasão

Implementação será em 2021, e o governo quer conter abandono escolar após pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O novo currículo do ensino médio em São Paulo terá 12 opções de cursos, que permitem aos jovens escolher as matérias com as quais mais se identificam. A implementação na rede pública e privada começa no próximo ano, e o governo considera que poderá ajudar a conter uma evasão escolar catastrófica pós-pandemia.

São Paulo é o primeiro estado a elaborar a mudança curricular determinada pela lei do novo ensino médio, de 2017. O documento com as regras paulistas foi aprovado na quarta-feira (29) em reunião do Conselho Estadual de Educação, que, após a votação, teve uma solenidade virtual com a presença do secretário de Educação, Rossieli Soares. A homologação será assinada por ele nesta semana.

Pela lei de 2017, o novo currículo deve oferecer ao menos cinco itinerários formativos: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional. Isso quer dizer que, além das matérias tradicionais, o jovem define um itinerário e pode escolher disciplinas eletivas voltadas ao seu interesse. Quem opta por linguagem, por exemplo, poderá ter aula de roteiro, artes cênicas etc. Para matemática, pode haver robótica, games etc.

Em São Paulo, além dessas cinco alternativas previstas na lei do ensino médio, criaram-se outras sete. Seis delas são itinerários integrados, como ciências da natureza + matemática ou ciências humanas e sociais + linguagens. Uma 12º é uma releitura do antigo magistério, a fim de estimular os jovens ao interesse pela carreira de educação, almejada por apenas 2,4% deles. O curso formará assistente de professor.

Ficou determinado que cada escola deverá oferecer ao menos duas opções. Os colégios, tanto públicos quanto privados, podem criar novos itinerários, que precisam ser submetidos às diretorias de ensino. Há flexibilidade também quanto ao formato das disciplinas eletivas: semestrais, anuais ou em módulos mais concisos, entre outros modelos. Também se estimula que sejam oferecidas a alunos de diferentes estágios, ou seja, pode-se misturar o 1º, 2º e 3º ano. O documento elaborado pelo conselho de educação prevê ainda que o estudante tenha o direito de trocar de itinerário.

A filosofia por trás do novo currículo está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que joga luz na necessidade de se dar protagonismo ao estudante, desenvolvendo nele senso crítico e empatia, entre outras chamadas habilidades socioemocionais. O objetivo é tornar a escola mais conectada com a vida real e mais atraente para os jovens.

Justamente por isso, a mudança ganha urgência com a pandemia. O fechamento prolongado das escolas e o agravamento da crise econômica do país prenunciam uma explosão na evasão escolar para os próximos anos. Estudos apontam que em 2021 ela poderá chegar a perto de 35% dos estudantes no Brasil. No ensino médio, em 2017, a taxa de desistência somada à de reprovação girava em torno de 24% no primeiro ano do ensino médio, 15% no segundo e 9,5% no terceiro.

Se a pandemia pede uma mudança rápida para o novo currículo, ao mesmo tempo, ela complica o processo de sua elaboração e implementação. Em alguns estados, deverá atrasar.

Em São Paulo, o documento do conselho de educação autoriza que, excepcionalmente, em razão da pandemia, haja postergação para 2022. À Folha, o secretário Rossieli Soares, que participou da elaboração da lei do novo ensino médio quando foi ministro da Educação, afirmou que a formação de professores e gestores escolares começa neste mês e a alteração do currículo acontecerá em 2020, a partir do 1º ano, “no maior número possível de escolas”. São ao todo 3.737 na rede estadual.

“Essa é uma mudança que já estávamos iniciando, com as aulas de projeto de vida e eletivas sendo oferecidas. Há professores apresentando propostas incríveis de cursos, como um inspirado na série ‘C.S.I’. Precisamos dar atenção aos anseios e sonhos dos jovens e deixar que estudem mais assuntos de que gostam e nos quais têm habilidades”, afirma Rossieli Soares.

O secretário de São Paulo lembra que a regra para matrículas continua sendo à da proximidade com a residência do aluno, o que é exigido pela legislação. Mas, para possibilitar que o estudante busque itinerários de seu interesse, pretende-se liberar que faça as matérias básicas na escola perto de sua casa e, em outra unidade, curse as eletivas.

O governo de São Paulo afirma que será reforçado o investimento em cursos técnicos, desejados, de acordo com ele, por 70% dos que cursam o médio no período noturno. Para os que já estarão no 2º e no 3º ano e, portanto, seguirão com o currículo antigo, também serão oferecidas as eletivas.

Além de São Paulo, outros estados devem conseguir aprovar o novo currículo até o final do ano, entre eles Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

NOVO ENSINO MÉDIO

O QUE É
Escolas de ensino médio de todo o país deverão remodelar seus currículos para oferecer itinerários formativos, a serem escolhidos pelos alunos. Isso significa que eles irão concentrar os estudos em áreas de seu maior interesse.

QUANDO MUDA
As escolas devem começar a implantar em 2021, no 1º ano. Ou seja, a primeira turma com o novo currículo se formará em 2023. Alunos que estarão no 2º e no 3º do médio em 2021 seguem com os currículos antigos, mas as escolas podem ofertar a eles as matérias específicas dos novos currículos (eletivas). Com a pandemia, excepcionalmente, pode-se iniciar a mudança em 2022, mas é recomendável que se comece o quanto antes para minimizar a evasão escolar.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS
São cinco os itinerários previstos na lei do novo ensino médio.

  1. Linguagens e suas tecnologias
  2. Matemática e suas tecnologias
  3. Ciências da natureza e suas tecnologias
  4. Ciências humanas e sociais aplicadas.
  5. Formação técnica e profissional

OUTROS CAMINHOS
As redes estaduais e as escolas particulares podem mesclar os itinerários e também criar novos, a serem autorizados pelas diretorias de ensino.

CARGA HORÁRIA
Devem ser oferecidas ao longo dos três anos ao menos 1.800 horas das matérias básicas (ex: matemática, português etc.) e 1.200 horas das eletivas (ex: robótica, artes cênicas, microbiologia etc.), num total de 3.000 horas. É uma carga maior do que a exigida atualmente, de 2.400. Progressivamente, ainda sem prazo definido, deve-se caminhar para o integral, com 4.200 horas nos três anos. Dividindo por 200 dias letivos, são sete horas por dia, mas é possível combinar com ensino remoto.

CURRÍCULO PAULISTA
São Paulo foi o primeiro estado do país a aprovar o novo currículo, em reunião do Conselho Estadual de Educação de 29/7. São 11 itinerários, os cinco básicos e outros seis que os integram. Prevê ainda um 12º, de educação, para formar assistentes de professores. A implementação começa em 2021.

  1. Linguagens e suas tecnologias
  2. Matemática e suas tecnologias
  3. Ciências da natureza e suas tecnologias
  4. Ciências humanas e sociais aplicadas.
  5. Formação técnica e profissional
  6. Integrado Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza
  7. Integrado Ciências Humanas e Sociais e Matemática
  8. Integrado Ciências Humanas e Sociais e Linguagens
  9. Integrado Ciências da Natureza e Matemática
  10. Integrado Ciências da Natureza e Linguagens
  11. Integrado Matemática e Linguagens
  12. Educação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.