É com a ajuda de um mural com páginas da Folha que os alunos do colégio e cursinho pré-vestibular Fibonacci de Ipatinga (MG) estudam para as provas de redação. O colégio é o atual primeiro colocado em redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 2019.
A iniciativa é da professora de língua portuguesa e redação Margarete Xavier, 69, que seleciona, separa e classifica por data e assunto as reportagens e textos de opinião do jornal com potencial para virar tema de redação.
“A ideia é dar acesso aos alunos ao que está acontecendo, com visões diferentes. Gosto da Folha porque sempre apresenta os dois lados”, afirma Xavier.
Assinante da Folha e leitora assídua de jornais e revistas desde quando os comprava em bancas com seus pais, também professores, ela criou a iniciativa para incentivar os alunos, que frequentemente não têm o hábito ou a possibilidade de assinar publicações. É um grupo de cerca de sete estudantes, aliás, que fica responsável pela organização do mural.
Ele é atualizado semanalmente, inclusive na outra unidade do colégio, que ficava até o ano passado na cidade vizinha de Governador Valadares e hoje foi transferida para a também vizinha Timóteo. Xavier envia cópias e instruções de como o mural deve ser montado na outra unidade.
Durante a pandemia, o uso dos jornais continuou digitalmente, com links e propostas de redação baseadas nos temas escolhidos pela professora a partir das reportagens.
“Essa curadoria é muito boa, principalmente para quem está no pré-vestibular e tem pouco tempo para acompanhar o noticiário. Dá muita bagagem para os alunos”, diz Guilherme Vilas Novas, 20, aluno do pré-vestibular.
Vilas Novas também destaca o cuidado com todos as perspectivas envolvidas nas reportagens dentre as razões para o uso da Folha. “Mesmo com a polarização, que já entrou no senso comum, vejo que o jornal tenta mostrar os dois lados, o que nos ajuda a criar argumentos que não tenham vieses”, afirma.
Particular, o colégio dá bolsas de estudos mediante avaliação e também prepara para universidades que não usam o Enem como meio de ingresso, como as estaduais paulistas. Por isso, o mural também serve para que os alunos trabalhem outras modalidades de texto além do dissertativo-argumentativo, como as resenhas, além de outras disciplinas.
“O jornalismo tem função muito importante na educação. Primeiro, de abrir a mentalidade e mostrar que nós temos e podemos ter divergências”, diz Xavier. “Em segundo lugar, um texto bem escrito me ajuda, como professora, a me espelhar em um bom modelo linguístico.”
Ela completa: “Essa importância não é só para a educação, porque é formando meus alunos que eu formo a sociedade depois. É um passo para o futuro”.
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