Desinformação alimenta nova revolta da vacina

Educação midiática ganha ainda mais relevância quando é nossa saúde que está em jogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniela Machado

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta

São Paulo

Não foram poucas as mentiras relacionadas à Covid-19 que circularam ao longo dos últimos meses. De acusações falsas sobre caixões vazios a delírios que denunciavam o termômetro digital como ladrão de senhas de banco, o cardápio de desinformação e teorias conspiratórias foi dos mais completos.

Esse tipo de discurso tumultua as redes sociais, confunde muitas pessoas e faz com que seja cada vez mais difícil filtrar as informações de qualidade das quais realmente precisamos num momento de pandemia. Mas foi ao aproximar-se mais da área da saúde, prometendo curas milagrosas ou rechaçando recomendações cientificamente comprovadas, que as fake news fizeram e ainda fazem os maiores estragos. É o que tem acontecido quando o assunto é vacinação.

No Global Times, a vacina da Sinovac
No Global Times, a vacina da Sinovac - Reprodução

Não é de hoje que circulam dados falsos sobre vacinas, relacionando-as de forma equivocada a casos de autismo e outros problemas. Já assistimos a esse (triste) filme com o sarampo, por exemplo, e o resultado foi o aumento no número de casos da doença.

Com a Covid-19, o discurso dos que criam ou compartilham desinformação é bem criativo: as vacinas teriam chips implantados para controle populacional; as vacinas poderiam alterar o DNA; as vacinas seriam produzidas a partir de células de fetos abortados; Bill Gates teria dito que a vacinação pode matar centenas de milhares de pessoas… Por mais absurdas que as afirmações sejam, há quem acredite nelas ou simplesmente quem as dissemine com o propósito de tumultuar um momento tão delicado pelo qual passa o mundo. Também não se deve descartar interesses econômicos e políticos de quem veicula ou simplesmente deixa de desmentir e combater tais inverdades.

É nesse contexto que ganha ainda mais importância o desenvolvimento de habilidades para que todos possam se relacionar de maneira fortalecedora com as informações. Cabe à escola ajudar crianças e jovens a ler o mundo criticamente e se expressar nele com responsabilidade.

Discutir desinformação nas aulas de ciências, por exemplo, é uma excelente oportunidade não só para combater fake news mas também para conectar a escola ao que acontece ao seu redor, relacionando os componentes curriculares com assuntos debatidos pela sociedade no momento.

Os alunos podem ser incentivados a explorar textos jornalísticos, artigos de opinião, charges, ilustrações, anúncios e até memes sobre vacinas, identificando em cada mensagem quem a criou e com qual propósito, se há embasamento científico para as afirmações que são feitas e quem são as fontes consultadas em cada caso.

Além da análise, é importante que os alunos também produzam conteúdo. Uma sugestão é criar campanhas de utilidade pública enfatizando o papel de cada um na saúde coletiva. Dependendo da idade, os estudantes podem definir estratégias para tornar as informações científicas mais acessíveis à população em geral e usar suas redes sociais como canal de comunicação responsável sobre temas ligados à ciência.

Construir um ambiente informacional de qualidade requer a participação de todos, ainda mais quando o que está em jogo é a nossa saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.