Descrição de chapéu Coronavírus enem

Pela segunda vez, Enem deixa de abordar ditadura militar

Conteúdos de história do ensino médio sumiram da prova desde o início do governo Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela segunda vez consecutiva, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não teve questões sobre regimes militares, totalitários ou conflitos contemporâneos, como a Guerra Fria. Esses conteúdos só deixaram de ser cobrados durante o governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Os professores de cursinho veem com preocupação a ausência desses assuntos, já que são conteúdos obrigatórios no ensino médio. Questões sobre o período da ditadura militar no Brasil apareceram em todas as edições do exame desde 2009, quando ele adquiriu o formato atual.

A avaliação é de que a ausência desses assuntos seja resultado do trabalho de uma comissão criada pelo Inep para fazer uma triagem ideológica da prova. Na época, 66 questões foram excluídas por terem “abordagens controversas” e “teor ofensivo”, segundo os responsáveis pela varredura.

A maioria das questões excluídas do banco de itens (de onde são selecionadas as perguntas da prova) era da área de ciências humanas e linguagens.

Neste domingo (17), foi aplicada a primeira prova do Enem. Previsto inicialmente para novembro, o exame foi adiado para janeiro por causa da pandemia. A aplicação, no entanto, ocorre agora em um dos piores momentos da pandemia no país.

Rodrigo Miranda, professor de história do cursinho Oficina, vê com preocupação a ausência destes conteúdos na prova e diz que esta edição não teve cobrança equilibrada dos assuntos. De 10 questões, 8 tratavam de história geral e apenas 2 eram sobre história do Brasil.

“Impressionante ver que questões tradicionalmente trabalhadas pelo Enem sumiram. É preocupante que o exame tenha deixado de conduzir o aluno a refletir sobre pontos importantes da atualidade. Isso é uma perda em relação a anos anteriores.”

As perguntas da prova também não abordaram temas ligados à discriminação e violência, como racismo ou homofobia. Assuntos que até 2019 eram sempre levantados pelo exame.

“É o segundo ano que esses assuntos ficam de fora da prova, sem dar voz às minoria, sem fazer com que o candidato reflita sobre questões importantes para a sociedade”, disse Raphael Hormes, professor do Descomplica.

Apenas duas questões abordaram o machismo. Uma delas falava da desigualdade de gênero, como um texto sobre a diferença salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta. A outra falou sobre uma campanha contra o assédio.

Gilberto Alvarez, coordenador do cursinho da Poli, também destaca que o Enem ignorou a existência da pandemia, tanto por não abordá-la nas questões, como por não levá-la em consideração para uma prova menos extensa.

Diferentemente de edições anteriores, quando a elaboração do exame era concluída em maio, desta vez ela só foi finalizada no fim de 2020. Portanto, seria possível incluir questões que abordassem a situação de emergência de saúde.

"Uma das questões trazia um texto publicado em setembro de 2020, ou seja, poderiam ter discutido o assunto mais importante que os estudantes já vivenciaram, que o mundo já enfrentou", disse Alvarez.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.