Unicamp divulga lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular

Resultado foi antecipado em duas semanas; 12 mil candidatos farão próxima etapa da seleção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta segunda (29) a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular. A divulgação estava prevista apenas para 13 de dezembro, mas a instituição adiantou o resultado.

A lista pode ser acessada no site do vestibular.

Segundo a Unicamp, 12.938 candidatos foram aprovados para a próxima etapa, que está marcada para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Eles concorrem a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação da universidade, que é uma das mais prestigiadas do país.

A primeira fase da Unicamp aconteceu em 7 de novembro e deu início ao calendário dos principais vestibulares no Brasil.

Estudantes fazem a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp - 07/11/2021
Estudantes fazem a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp - 07/11/2021 - Gabriel Cabral/Folhapress

Neste ano, os organizadores da prova aumentaram de 4 para 5 horas o tempo para os candidatos responderem às 72 questões de múltipla escolha que compõem a prova da primeira fase. A decisão considerou a melhora das condições sanitárias em relação à edição anterior.

No ano passado, a universidade havia reduzido o número de questões, de 90 para 72, por causa da pandemia. A decisão de ampliar o tempo mesmo com menos perguntas ocorreu após a constatação de que os candidatos ao vestibular 2021 tiveram dificuldades adicionais com os conteúdos do ensino médio devido ao fechamento das escolas no ano passado.

Os organizadores também alteraram a prova de matemática para os candidatos aos cursos de ciências humanas. As notas desse teste foram as que tiveram maior queda no processo seletivo 2021.​

Na segunda fase, em janeiro, os candidatos fazem provas com questões dissertativas. Uma das provas tem conteúdo comum para todos os estudantes, enquanto a outra exige conhecimento específico do curso escolhido em 1ª opção (ciências biológicas/saúde; ciências exatas/tecnológicas; ciências humanas/artes).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.