Vestibular da Unicamp acontece neste domingo (7)

Mais de 63 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 2.500 vagas na universidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realiza neste domingo (7) a prova da primeira fase do vestibular 2022. Nesta edição, os candidatos terão uma hora a mais para fazer o exame na comparação com o ano passado, apesar o número de questões ter permanecido igual.

A Comvest (comissão organizadora do vestibular) decidiu aumentar de quatro para cinco horas o tempo para os candidatos responderem às 72 questões de múltipla escolha que compõem a prova. Segundo a comissão, a decisão considerou a melhora das condições sanitárias, em relação à edição anterior.

No ano passado, a universidade decidiu reduzir o número de questões, de 90 para 72, por conta da pandemia. A decisão de ampliar o tempo mesmo com menos perguntas ocorreu após a constatação de que os candidatos ao vestibular 2021 tiveram dificuldades adicionais com os conteúdos do ensino médio devido ao fechamento das escolas no ano passado.

A Comvest também já havia anunciado mudança na prova de matemática para os candidatos aos cursos de ciências humanas. As notas de matemática foram as que tiveram maior queda no processo seletivo 2021.

Prova do vestibular da Unicamp realizado em janeiro
Prova do vestibular da Unicamp realizado em janeiro - Bruno Santos - 6.jan.2021/Folhapress

Estão inscritos 63.298 candidatos, que irão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação da instituição, que é uma das mais prestigiadas do país. A prova neste domingo abre o calendário dos principais vestibulares do país.

A prova da Unicamp será aplicada em 31 cidades paulistas e em cinco capitais de outros estados: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Assim como na edição do ano passado, os candidatos devem usar máscara desde a chegada até a saída do local de prova, assim como aplicação de álcool gel para higienização.

O cuidado também vale para os 3.000 profissionais envolvidos na logística do vestibular, incluindo fiscais, auxiliares e pessoas responsáveis por serviços operacionais e apoio.

Os candidatos podem levar alimentos, mas o consumo está proibido dentro das salas de aplicação da prova. Cada local irá disponibilizar um espaço aberto e controlado para a alimentação. Dentro das salas, só é permitido beber água.

Além dos cuidados sanitários, os participantes também devem levar documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. É proibido o uso de celulares ou qualquer outro equipamento eletrônico.

A segunda fase do vestibular da Unicamp está marcada para os dias 9 e 10 de janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.