Descrição de chapéu Coronavírus Rio de Janeiro

Pais de colégio no RJ fazem abaixo-assinado contra obrigatoriedade da vacina

Escola Americana informou em circular que exigirá vacinação das crianças para ensino presencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pais de alunos da Escola Americana, no Rio de Janeiro, fizeram no último fim de semana um abaixo-assinado contra a decisão do colégio de exigir a vacinação contra a Covid-19 dos estudantes a partir de 5 anos. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, e confirmada pela Folha.

Na sexta-feira (7), a direção da escola enviou para os pais uma circular afirmando que, diante da inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Vacinação, a comprovação da imunização desse grupo passaria a ser exigida para as aulas presenciais no colégio.

Agulha é injetada em braço de criança
Criança recebe vacina contra Covid em Los Angeles, nos EUA - Frederic J. Brown - 5.nov.2021/AFP

"Todos os funcionários da Escola Americana do Rio de Janeiro estão totalmente vacinados contra a Covid, assim como os estudantes de 12 a 18 anos que têm aulas presenciais. Agora aguardamos com expectativa a extensão da mesma proteção aos estudantes da Lower School [escola primária]", diz o comunicado.

Mesmo diante da nova onda de transmissão com a variante ômicron, alguns pais reagiram contra a determinação da direção e criaram um abaixo-assinado intitulado "Interromper a Vacinação COVID Obrigatória na EARJ".

Até a tarde desta terça-feira (11), 280 pessoas haviam assinado o documento. Em seu site, a escola informa que conta com mais de 1.200 estudantes. Segundo levantamento da revista Forbes, a mensalidade no Ensino Médio supera os R$ 8.000.

O abaixo-assinado afirma que a vacinação obrigatória é um tema "complexo e polarizado" e que, portanto, deve ser uma atribuição dos pais. O texto diz que a direção da escola não tem o "direito moral ou a competência médica" de exigir a imunização.

"Conforme está ocorrendo na maioria dos lugares ao redor do mundo, os ministérios da saúde e da educação, únicos órgãos competentes para tornar a vacina obrigatória para crianças, não estão exigindo que crianças sejam vacinadas contra Covid-19, como condição de manterem uma vida normal ou frequentarem as escolas", afirma a petição.

O documento também diz que até o momento apenas a vacina da Pfizer foi aprovada para as crianças, o que limitaria o direito de escolha dos responsáveis sobre qual imunizante administrar aos filhos.

"Por favor, assine essa petição se você desejar que a diretoria da EARJ saiba que você, só você, deve ter o controle sobre decisões médicas relacionadas aos seus filhos, e que as recentes diretrizes devem ser revogadas."

A advogada Paula Las Heras Andrade, a favor da vacinação, tem duas enteadas e uma filha matriculadas na instituição, com 9, 10 e 14 anos.

Andrade diz que o abaixo-assinado a preocupa porque ela acredita ser importante manter um ambiente saudável, com todos vacinados, garantindo a independência e a liberdade de decisão da escola.

"A própria instituição também tem a liberdade de fazer essa escolha [exigir a vacinação]. Qual seria a razão de uma parcela não estar [vacinada], quando todo o grupo está?".

Procurada, a assessoria de imprensa da Escola Americana disse que não se posicionaria sobre o caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.