Descrição de chapéu universidade

11 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo

Odontologia é a graduação melhor avaliada, em 15º lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A USP (Universidade de São Paulo) tem 11 cursos avaliados entre os 50 melhores do mundo, segundo a mais recente edição do ranking QS (Quacquarelli Symonds), uma das mais importantes avaliações de educação superior.

O ranking desta edição analisou 15,2 mil programas universitários de mais de 1.500 instituições de 88 países. A avaliação foi feita em 51 disciplinas acadêmicas, divididas em cinco áreas do conhecimento.

11 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo
11 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo - Adriano Vizoni/Folhapress

A avaliação elencou 44 cursos da USP como os cem melhores do mundo. Onze deles ficaram no top 50. A universidade é a segunda instituição da América Latina com mais programas nas primeiras posições, atrás apenas da Universidade Nacional Autônoma do México, que tem 50.

O melhor desempenho da USP é o do curso de odontologia, que ficou no 15º lugar de todos os avaliados. A segunda área melhor avaliada da USP é a de engenharia de minérios e minas, que ficou na 31ª posição.

"A edição deste ano do QS World University Rankings por Disciplina fornece algumas notícias positivas para o setor de ensino superior brasileiro: sua principal universidade continua a afirmar seu status como potência de pesquisa no continente", disse Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS.

Além da USP, cursos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também apareceram no top 50 global.

A área de engenharia do petróleo da Unicamp ficou em 31º lugar, odontologia, em 32º e agricultura e silvicultura, em 47º. Odontologia da Unesp ocupou a 36ª posição.

"Vimos também que as universidades federais brasileiras continuam a liderar em pesquisa e colaboração. Para continuar melhorando em nossos rankings, as instituições brasileiras devem continuar engajando-se em parcerias internacionais de pesquisa, com ênfase em pesquisas que tenham claras implicações práticas", disse Sowter.

Segundo a avaliação, 32% dos programas do Brasil caíram na classificação neste ano, enquanto 23% melhoraram sua posição.

A classificação dos cursos é feita por meio de seis indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, citações por faculdade, proporção de professores por aluno e quantidade de docentes e de estudantes internacionais.

Veja a seguir a lista dos cursos brasileiros que estão entre os 50 melhores. A lista completa está no site do QS.

15º - Odontologia, USP

31º - Engenharia - Mineral & Mineração, USP

31º - Engenharia de Petróleo, Unicamp

32º - Odontologia, Unicamp

32º - Engenharia de Petróleo, USP

36º - Odontologia, Unesp

38º - Geografia, USP

41º - Medicina veterinária, USP

41º - Línguas modernas, USP

42º - Antropologia, USP

44º - Arquitetura / Ambiente Construído, USP

47º - Agricultura e silvicultura, Unicamp

48º - Agricultura e silvicultura, USP

49º - Sociologia, USP

49º - Disciplinas relacionadas a esporte, USP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.