Como tecnologias sociais mudam a realidade brasileira é tema do 'Diálogos'

Segunda edição de 2018 reúne especialistas e empreendedores sociais para debater o assunto

Patricia Pamplona
São Paulo

Como soluções nascidas no campo do empreendedorismo social estão transformando o Brasil? As chamadas tecnologias sociais –produtos, técnicas ou metodologias replicáveis e inovadoras– são desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social às diversas realidade onde elas se aplicam.

Para debater seu potencial de mudança na sociedade e relatar os bons exemplos, especialistas e empreendedores participam do “Diálogos Transformadores Tecnologias Sociais: Soluções que Mudam Realidades”, na quarta-feira (23), em São Paulo.

“O ‘Diálogos Transformadores’ é um modelo muito bacana em que se promove uma discussão de alto nível sobre alguns temas”, afirma Asclepius Soares, presidente da Fundação Banco do Brasil, que apresenta o tema. “Trazer tecnologias sociais para esse debate é alçar um outro nível para elas.”

O Prêmio Empreendedor Social está com inscrições abertas; participe

Na segunda edição de 2018, são protagonistas do evento Antonio Barbosa, coordenador da ASA (Articulação do Semiárido), que agrega um conjunto de iniciativas de impacto social de 3.000 organizações em dez estados; Rogério Bressan Biruel, diretor-executivo de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, que possui um banco com mais de 900 tecnologias sociais; e Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Eles irão debater, na segunda etapa do evento, com Sonia da Costa, diretora de Políticas e Programas de Inclusão Social do Ministério da Ciência e da Tecnologia, e Roberto Rocha, representante do Movimento dos Catadores, que integra o Coletivo Reciclagem, uma tecnologia social fomentada pela iniciativa privada.

“É sempre importante trazer à luz a discussão sobre as tecnologias sociais e como o terceiro setor é um espaço pulsante e rico para inovações que podem ser absorvidas e influenciar políticas públicas”, diz Mirella Domenich, diretora da Ashoka Brasil, parceira da Folha na realização da série de debates. “Manter o diálogo aberto com diferentes atores ajuda a impulsionar e enriquecer essa pauta”, complementa.

Como exemplos da mudança realizada na prática, Cláudia Vidigal, idealizadora do Instituto Fazendo História, empreendedora das redes Folha e Ashoka, traz sua experiência à frente da organização que ajuda jovens a reescreverem e valorizarem sua história. Já Hamilton da Silva, criador do Saladorama, mostra o projeto que leva comida saudável para as favelas, vencedor da categoria Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social 2017.

E Júlia Carvalho, fundadora da ONG Fast Food da Política, também compartilha seu testemunho como criadora de uma organização que ajuda jovens a decifrar os códigos da política brasileira por meio de jogos e interações lúdicas.

O evento volta a ser transmitido ao vivo pela TV Folha. O conteúdo da discussão, que se propõe a apontar caminhos, será ainda transformado em um minidocumentário para websérie no canal "Diálogos Transformadores".

"É uma iniciativa que leva a excelência editorial da Folha para uma série de conteúdos multimídia sobre importantes temas da agenda socioambiental por meio de diálogos que começam na TV Folha, continuam no nosso auditório e chegam até a escola", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal. "Além de informar, apontar caminhos e conscientizar, é também uma oportunidade de mobilizar a Rede Folha de Empreendedores."

Diálogos Transformadores Tecnologias Sociais: Soluções que Mudam Realidades - Auditório da Folha de S.Paulo  - alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Qua. (23): 16h às 18h. GRÁTIS

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.