Dicionário explica termos do ecossistema de impacto socioambiental

Publicação do Impact Hub pretende democratizar conhecimento ainda restrito no setor social

Patricia Pamplona
São Paulo

Finanças sociais, mensuração de impacto, fundos socioambientais rotativos e venture philanthropy podem ser palavras comuns para quem vive o ecossistema dos negócios de sociais e de organizações do terceiro.

O vocabulário vasto que envolve o ecossistema de impacto socioambiental, no entanto, ainda é desconhecido daqueles que não o acompanham de perto. A partir de uma provocação durante o 3º Fórum de Finanças Sociais, o Impact Hub, correalizador do evento e parceiro do Prêmio Empreendedor Social, decidiu lançar um dicionário.

"É urgente a necessidade de ampliar o entendimento do setor e convidar cada vez mais pessoas para fazerem parte uma vez que, em 2020 teremos US$ 300 bilhões [R$ 1,16 bilhões] investidos em impacto social", afirma Luciana Brasil, diretora de Marketing do Impact Hub. "Todos precisam entender para se envolver."​

Daniel Izzo, cofundador da Vox Capital (à esq.), Célia Cruz, diretora-executiva do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), Henrique Bussacos, cofundador do Impact Hub São Paulo, e Bettina Barros, jornalist
Daniel Izzo, cofundador da Vox Capital (à esq.), Célia Cruz, diretora-executiva do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), Henrique Bussacos, cofundador do Impact Hub São Paulo, e Bettina Barros, jornalist - Divulgação

A líder da iniciativa explica que esse conhecimento restrito, muitas vezes, deixa a atuação isolada dentro do próprio setor. "Quanto mais a comunicação e o marketing forem utilizados para potencializar as realizações, melhor."

Para compor o dicionário, foram ouvidas pessoas e influenciadores com experiência e respaldo na área de impacto. São as palavras de Daniel Izzo, da Vox Capital, Célia Cruz, do ICE, Henrique Bussacos, do Impact Hub, a tríade que organizou o fórum este ano e que é parceira do prêmio, que traduzem os termos.

Além deles, especialistas como Rodrigo Britto, do Instituto Coca-Cola e membro da Rede Folha, também colaboraram. "Escolhemos de acordo com a expertise de cada pessoa para trazer credibilidade e coerência", esclarece Brasil. "Nossa intenção não era se colocar como detentor de todo esse conhecimento, era aproximar organizações para contribuírem cada vez mais no cenário de impacto."

Com a intenção de democratizar o entendimento, o Impact Hub disponibilizou o dicionário de forma online, pelo link.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.