Participantes do 'Diálogos' pontuam importância de debater transparência

Debatedores também destacaram diversidade de atores no evento, que discutiu o tema no âmbito da moda

Patricia Pamplona Rosane Queiroz
São Paulo

Assunto ainda pouco discutido no país, a transparência na cadeia produtiva da moda foi tema da décima edição do Diálogos Transformadores, realizado pela Folha nesta terça-feira (4), em São Paulo.

Após o evento, os participantes do debate, apresentado pelo Instituto C&A, ressaltaram a relevância de trazer à tona o assunto, principalmente com a participação de diferentes especialistas e atores do setor.

“É da maior importância reunir todos esses profissionais e suas iniciativas para discutir transparência”, afirmou Eloisa Artuso, diretora Educacional da Fashion Revolution Brasil. “É necessário que todos se unam para que informações reais, críveis e detalhadas apareçam para entendermos onde estão os maiores embates e desafios da cadeia da moda.”

A pertinência de discutir o tema também foi destacada por Pedro Ruffier, criador da Movin. “A questão é bastante relevante para o mundo atual, que cada vez mais demanda transparência em todos os setores .”

O presidente do conselho deliberativo da Oxfam Brasil, Oded Grajew, pontuou que o evento serviu ainda para informar sobre a problemática. “[O debate] promoveu o diálogo entre diversos atores que têm influência e impacto no setor e ajudou também o público presente e quem assistiu pela internet a entender um pouco a importância de ter cadeias produtivas sustentáveis.”

Esse entendimento é relevante para que se encontre soluções viáveis para os desafios de tornar a indústria da moda sustentável. “É um setor com problemas graves, como o trabalho escravo e infantil, e que pede soluções complexas”, afirmou Marcel Gomes, secretário-executivo da ONG Repórter Brasil.

“Nesse contexto, a transparência é o elemento-chave. Ao divulgar esse tipo de diálogo, abrem-se novas visões, iniciativas diversas, que permitem vislumbrar um panorama mais amplo. A inteligência coletiva traz soluções."

Foi o que também destacou o fundador da Agenda Pública, Sérgio Andrade, integrante da Rede Folha. “O desafio de resolver problemas como o da transparência na indústria da moda traz uma forma de pensar em como devemos combinar esforços da sociedade civil, dos governos, das empresas”, disse. “Devemos não só falar em cooperação, mas pensar como construímos arranjos de longo prazo.”

A chamada para a colaboração, feita na conclusão do debate, foi o que chamou a atenção de Leonardo Marques, professor da Coppead, escola de negócios da UFRJ. “Foi muito feliz juntar uma diversidade grande de pessoas com perspectivas diferentes, trazendo olhares distintos que se complementam”, disse.

“Esse momento já foi um embrião do que pode ser uma colaboração, que precisamos de todas essas entidades juntas para realmente fazer uma transformação.”

Para Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A, discutir e arranjar soluções para que a cadeia produtiva da moda seja mais transparente é “um caminho sem volta”. “Só o fato de estarmos discutindo o tema no Brasil, com essa diversidade de atores, já é um avanço e tanto. Estamos realmente parando para falar sobre isso e olhando para a transparência como um fator chave na moda.”

“As empresas brasileiras precisam realmente dar mais espaço ao tema. Acredito que com o Índice de Transparência da Moda no Brasil, que foi o ponto de partida para esse evento, os resultados devem aparecer ainda mais nas estratégias das empresas. Só temos a ganhar, para fazer escolhas mais conscientes –das marcas aos consumidores."

O conteúdo do debate será reunido em um minidocumentário e em um paper. A íntegra da discussão pode ser conferida no vídeo abaixo.

Diálogos Transformadores Transparência: Um Valor para a Moda e para o Mundo foi apresentado pelo Instituto C&A

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