Consumo orgânico e vejo como me sinto bem com o produto, diz feirante

Eliane Trindade
São Paulo

Parceiro há três anos da Fazenda da Toca, feirante de São Paulo levanta a bandeira dos produtos orgânicos

O sorriso e a prosa de vendedor são as armas de Virgilio Ramos à frente das barraquinhas que monta e desmonta em feiras de produtos orgânicos em São Paulo.

Aos domingos, ele bate ponto no estacionamento do Lar Center. O carro-chefe do feirante são os ovos da Fazenda da Toca, que anuncia para a clientela como produto 100% orgânico.

Ele conta como conheceu o ex-piloto Pedro Paulo Diniz, finalista do Prêmio Empreendedor Social 2018 pelo seu trabalho pioneiro à frente da Toca, propriedade rural da família Diniz que ele transformou em uma referência de agricultura sustentável e regenerativa.

A Escolha do Leitor está com votação aberta; conheça os finalistas e participe.

 Virgilio Ramos posa para foto, de avental, em frente a uma barraca de feira
Virgilio Ramos, beneficiário da Fazenda da Toca - Renato Stockler/Folhapress

 

Conheci a Toca depois de uma visita que o Pedro Paulo fez na minha banca no shopping Villa-Lobos [zona sul de SP]. Há três anos estamos nessa parceria de sucesso pela qualidade de um produto sustentável de animais criados felizes, soltos.

Vi um pouco como é que é o dia a dia de uma galinha, de como ela segue seus instintos naturais, que é ciscar, passear, tomar banho de sol. Isso me agradou e me deixou muito entusiasmado com o produto.

O que a galinha come para ser assim? Primeiro, o cuidado no orgânico. O milho, a soja e a páprica são orgânicos, cuidado fundamental para esses ovos terem essa qualidade. Os novos são ovos com alto teor de selênio. O outro entra com a linhaça, que tem um alto teor de ômega. Então são ovos enriquecidos que deixam a população com a sua escolha. 

Eu levanto a bandeira do orgânico. Eu consumo orgânico e eu vejo como eu me sinto bem com o produto. Leva anos pra ir no médico, fazer um exame, e, quando faço, muda pouca coisa. 

Você tem uma saúde e eu quero passar isso para os meus clientes. Eu me sinto muito honrado de trabalhar com um produto dessa natureza e poder jogar isso, a cada dia, e explicar.

Porque a graça é o saber. 

Você pode ter certeza que, se você consome um produto orgânico, você preserva a sua saúde, continua com um sistema imunológico alto. O alimento convencional muitas vezes traz corante, hormônio, tantos produtos que danificam a nossa saúde por falta até de conhecimento das pessoas que estão fazendo as leis.

Eu acredito que esses deputados ainda não têm o conhecimento do produto. Eu acredito que terão novas reuniões para ter mudanças porque não tem significado uma coisa dessas. 

Cancelar as vendas e aumentar a quantidade de agrotóxicos? Isso não condiz. Hoje em país de primeiro mundo, tem país que daqui a três quatro anos, estará proibindo o agrotóxico de uma forma geral. Eu acredito que ainda vão ter mudanças. 

Com essa mudança que está acontecendo, com o conhecimento que nós temos, e o que o agrotóxico causa no corpo... Grandes corporações também estão aderindo à parte orgânica.
 
Pedro Paulo tem um poder grande de mídia. Então há influência dos outros empresários grandes copiarem. E isso é uma cadeia que vai desde o pequeno até o grande. O pequeno está fazendo a parte dele, e o empresário grande e consciente, fazendo isso, outros vão ver e vão fazer. É isso que tá acontecendo.

É até difícil acreditar numa fazenda dessas, com o potencial que tem. É o sinal de que está querendo haver mudanças na parte empresarial. No início eu não acreditava, e hoje eu estou vendo que está se tornando realidade. Porque está muito visível o que está dentro dos produtos. Então empresas somando, cada vez mais a gente acredita que vai melhorar essa condição dos agrotóxicos, vamos ter que acabar com isso.

Faço praticamente nove feiras por semana. Então, diariamente, eu encontro um cliente novo que foi indicado por A e por B. Cada um é uma sementinha que está sendo gerada a cada dia.

Eu acho que terão que ter mais Virgilios fazendo esse mesmo trabalho para poder disseminar. É um trabalho de formiguinha, e isso vai com certeza aumentar cada vez mais. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.