Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi vencem o Prêmio Empreendedor Social 2018

Fundadores da Editora Mol também ganharam na categoria Escolha do Leitor

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi ao receber prêmio
Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi ao receber prêmio - Keiny Andrade/Folhapress
 
Wesley Faraó Klimpel
São Paulo

Criadores da Editora Mol, Roberta Faria, 37, e Rodrigo Pipponzi, 38, venceram a 14ª edição do Prêmio Empreendedor Social 2018, na avaliação do júri. Eles também ganharam na categoria Escolha do Leitor com 80,1% dos 516.395 votos, um recorde de engajamento. 

O anúncio foi feito na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social na noite desta segunda-feira (12), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. A premiação é uma parceria da Folha com a Fundação Schwab, entidade co-irmã do Fórum Econômico Mundial, que completa 15 anos em 2019.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi (à esq.) recebem troféu Escolha do Leitor de Rogério Biruel, diretor-executivo de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, patrocinadora exclusiva da categoria
Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi (à esq.) recebem troféu Escolha do Leitor de Rogério Biruel, diretor-executivo de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, patrocinadora exclusiva da categoria - Reinaldo Canato/Folhapress

"Essa parceria tem ajudado a consolidar o ecossistema do empreendedorismo social no Brasil", afirmou Maria Cristina Frias, diretora Editorial e de Redação da Folha, em seu discurso na cerimônia."

Ao receberem o grande prêmio da noite, eles relembraram sua trajetória. "O grande aprendizado que tenho na Mol é transformar aquilo que parece impossível", disse Rodrigo Pipponzi.

A Mol produz revistas e livros que são vendidos em parceria com redes de varejo, e a verba revertida é destinada a ONGs.

Faria e Pipponzi disputaram a categoria com Pedro Paulo Diniz, 48, da Fazenda da Toca, e Luke Dowdney, 46, da Luta pela Paz.

PROJEÇÃO

Após ser chancelado pelo prêmio, Faria e Pipponzi passam a fazer parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. O título de Empreendedor Social do Ano possibilita ainda o acesso à Rede Schwab para o Empreendedorismo Social, após o finalista ser avaliado pela fundação.

Faria e Pipponzi foram eleitos por um júri de nove especialistas de diferentes áreas. Participaram da avaliação Hilde Schwab, presidente da Fundação Schwab; Maria Cristina Frias, diretora Editorial e de Redação da Folha; Marcos Lisboa, presidente do Insper e colunista da Folha, e Silvio Meira, fundador do Porto Digital.

Também participaram da avaliação Grace Mendonça, primeira mulher a ocupar o cargo de advogada-geral da União; Carlo Pereira, secretário da Rede Brasil do Pacto Global; Luiza Helena Trajano, presidente da rede Magazine Luiza e líder do grupo Mulheres do Brasil; Carlos Pereira, fundador da Livox, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2016, e Bruna Lombardi, atriz, escritora e produtora.

Eles avaliaram detalhados relatórios preparados por um time de jornalistas da Folha e consultores que foram a campo coletar informações e impressões sobre o trabalho dos seis finalistas do ano, nas duas categorias, além de realizar entrevistas com suas famílias, equipes de trabalho, parceiros, amigos, patrocinadores e beneficiários.

VENCEDORES

Também foi anunciado na noite desta segunda o ganhador do Prêmio Empreendedor Social de Futuro.

Na categoria destinada para líderes com até 35 anos à frente de iniciativas em desenvolvimento, Mathieu Anduze, 25, e Raphael Mayer, 24, ganharam o prêmio jovem pela Simbiose Social. Fundada em 2017, a startup democratiza o acesso aos recursos de leis de incentivo com uma plataforma que permite às empresas encontrarem projetos alinhados com suas demandas.

"Estamos em uma mudança de era, onde o novo já surgiu, mas o velho está presente", afirmou Mayer ao receber o troféu. "Em muito pouco tempo não vai existir empreendedorismo sem ser social. Só ganhar dinheiro, sem propósito, não faz mais sentido."

"É uma honra estar no meio de pessoas incríveis que geram impacto social com a gente", complementeu Anduze.

Raphael Mayer (à esq.) e Mathieu Anduze (centro), fundadores da Simbiose Social, recebem o troféu do Prêmio Empreendedor Social de Futuro de David Hertz, integrante da Rede Folha que venceu a premiação em 2009
Raphael Mayer (à esq.) e Mathieu Anduze (centro), fundadores da Simbiose Social, recebem o troféu do Prêmio Empreendedor Social de Futuro de David Hertz, integrante da Rede Folha que venceu a premiação em 2009 - Reinaldo Canato/Folhapress

Folha também lançou uma categoria para homenagear pequenas iniciativas de grande impacto social, o Troféu Grão.

A vencedora foi Germana Soares, da UMA (Associação de União de Mães de Anjos), organização não-governamental pernambucana que atua em áreas emergenciais no auxílio a crianças com a síndrome congênita do vírus da zika.

"Não estou apenas lutando por direitos fundamentais, mas direitos de pessoas vítimas do descaso", disse a empreendera social ao receber o troféu. "Agradeço por mais essa oportunidade. Com muita guerra, consegui dar voz a essas pessoas."

Germana Soares, fundadora da UMA (União de Mães de Anjos), recebe Troféu Grão entregue por Carola Monteiro de Barros Matarazzo, presidente do Movimento Bem Maior
Germana Soares, fundadora da UMA (União de Mães de Anjos), recebe Troféu Grão entregue por Carola Monteiro de Barros Matarazzo, presidente do Movimento Bem Maior - Reinaldo Canato/Folhapress

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, e Fundação Banco do Brasil. Conta com apoio de Instituto C&A e Instituto Porto Seguro. ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL são parceiros estratégicos.

Leia nesta terça (13), na Folha, o caderno especial sobre os finalistas da edição deste ano.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.