Roberto Kikawa é homenageado no Prêmio Empreendedor Social 2018

Médico foi assassinado no último sábado (10) após tentativa de assalto no Ipiranga, zona sul de São Paulo

Os empreendedores sociais da Rede Folha Eugênio Scannavino e Suzana Pádua em homenagem a Roberto Kikawa durante a cerimônia do Prêmio Empreendedor Social
Os empreendedores sociais da Rede Folha Eugênio Scannavino e Suzana Pádua em homenagem a Roberto Kikawa durante a cerimônia do Prêmio Empreendedor Social - Reinaldo Canato/Folhapress
Anna Rangel
São Paulo

O médico Roberto Kikawa, 48,  foi homenageado no início da cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2018, na noite desta segunda (12), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

Kikawa, vencedor do concurso em 2010 e integrante das redes Schwab e Folha, foi morto na noite de sábado (10), em uma tentativa de assalto no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista. 

O gastroenterologista criou as carretas da saúde, unidades móveis que levam atendimento a comunidades carentes e foram responsáveis por 54% dos exames de imagem feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2017.

Suzana Pádua, do Instituto Ipê, leu uma mensagem para Kikawa durante o evento, que premia os empreendedores sociais mais promissores do ano.

"Foram mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas por suas ações. Esse mundo mostrou não estar pronto para você, mas você trilhou o caminho que queremos: um local de criação do bem para todos", disse Suzana, emocionada, após a exibição de um vídeo sobre o médico.

Eugênio Scnnavino, do Saúde e Alegria, também emocionado, deixou sua homenagem ao amigo: "Ele é meu herói."

"Roberto Kikawa foi um mentor, um guia e, sobretudo um amigo. Há 10 anos tive o privilégio de estar com ele e ver seu projeto de amor crescer com todo o apoio de sua esposa, que além de médica ajudou, por amor, a edificar o sonho do marido", afirmou Ricardo Lauricella, assessor do Cies Global após a cerimônia. "Seu legado é agora compromisso e missão de toda a equipe Cies Global, dos empreendedores sociais que o admiravam e dos milhares de amigos e paciente que ele tem ao redor do mundo."

Em vídeo, Marcos Abe, amigo próximo de Kikawa, agradeceu as homenagens. "A família e funcionários do Cies estão profundamente gratos por todo apoio, preces, palavras que certamente nos deixam mais fortes e nos incentivam a trabalhar ainda mais arduamente", disse, destacando as mensagens enviadas em nome da Fundação Schwab e da Rede Folha de Empreendedores Sociais.

Sergio Andrade, fundador da Agenda Pública, homenageia Otavio Frias Filho na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2018
Sergio Andrade, fundador da Agenda Pública, homenageia Otavio Frias Filho na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2018 - Reinaldo Canato/Folhapress

​Também foi lembrada a trajetória de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha e diretor editorial do Grupo Folha, morto em agosto, aos 61 anos.

Durante os 34 anos em que Otavio esteve à frente da Folha, o jornal se tornou o maior do país, líder em audiência e circulação. Otavio foi o responsável pela criação do posto de ombusdman, em 1989, primeiro da América Latina, e da seção fixa Erramos, que compila erros nas reportagens, dois anos depois.

A cantora Ana Cañas encerrou as homenagens com a canção Pra Você Guardei o Amor, de Nando Reis.

Leia abaixo a íntegra dos discursos de Suzana Pádua e Sérgio Andrade, que homenagearam Roberto Kikawa e Otavio Frias Filho, respectivamente.

Suzana Pádua

Há 8 anos, Claudio e eu tivemos o prazer e a honra de subir ao palco para entregar o Prêmio Empreendedor Social Schwab/Folha de São Paulo ao Sr. Roberto Kikawa. Hoje o motivo de eu estar aqui é doído. Preparei uma mensagem em nome de nosso grupo:

Querido Roberto,

Você passou como um cometa em nossas vidas, deixando luz e amor por onde esteve. Sua luz é daquelas que não se apaga facilmente porque é de puro amor –amor incondicional por todos que tiveram o privilégio de o conhecer ou de serem beneficiados pelo seu belíssimo trabalho. 

Você fez diferença e deixa sementes em todos os locais por onde passou. Essas sementes estão plantadas em gente que viu o impossível ser possível. Com dignidade, humildade, compromisso e um senso inesgotável de persistência e amor você construiu novos caminhos de esperanças onde havia desolação e tristeza. 

Suas qualidades eram ímpares: mostrou um querer com determinação, foco e dedicação, sempre para atingir algo novo, antes inatingível em prol da coletividade, que para a maioria é abstrata. Foram mais de 2 milhões e pessoas beneficiadas por suas ações. Esse mundo mostrou não estar pronto para você, mas você trilhou o caminho que queremos –um local de criação do bem para todos!

Em sua chegada a outro reino, como sei que acredita, assim como muitos de nós acreditamos, você será recebido com uma incrível celebração de amor por tudo o que deixou plantado em nossos corações. Seu exemplo ficará para sempre! Sua busca por luz será desnecessária, pois você, Roberto, é luz! Nós, empreendedores da Schwab/Folha de São Paulo, só temos a lhe agradecer por quem você foi e é. Pelo que deixa marcado em nossas vidas. Nosso sentido, sincero e profundo muito obrigada!

Sérgio Andrade

O que faz de uma verdade, uma verdade?

Afinal, pessoas podem mentir

Dados podem ser manipulados

Fontes não são precisas

Poderosos distorcem fatos

Verdades são feitas de compromissos com a verdade

Com o ato de averiguar, ouvir o contraditório

A verdade, então, é uma espécie de justiça?

O que faz da democracia, uma democracia?

Requisitos formais, sem dúvida!

Pluralismo? Direito de divergir e participar, votar, sermos eleitos?

A democracia é uma ideia ou um valor?

Democracia também é compromisso com a história, com o presente das pessoas que dependem dela, mas também daquelas que dependerão no futuro.

Então, a democracia é nossa resposta imperfeita contra a injustiça?

Qual a matéria prima de um empreendedor social?

Conhecimento, dom, habilidades?

Determinação, propósito, algo que se vê?

São feitos de tudo isso, mas também de compromisso com a transformação social, com o interesse público.

Verdade, democracia, justiça, transformação social: são compromissos que resultam de muito trabalho e constância. 

É por isso, estamos aqui hoje para celebrar compromissos e para reconhecer o trabalho de empreendedores sociais. Também estamos aqui para lembrar e homenagear duas pessoas que fizeram desses compromissos o seu trabalho de uma vida.

Nossa homenagem hoje a Otavio Frias Filho, que sonhou para esse país uma democracia com mais justiça social e praticou um jornalismo mais inclusivo e plural.

Nosso carinho a Roberto Kikawa, que fez de seu trabalho, um legado em defesa de políticas públicas de qualidade.

Ambos acreditavam no Brasil. Que sejam nossa inspiração!

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.