Empreendedora da Rede Folha ingressa portfólio de aceleradora

Quintessa anuncia negócios sociais selecionados; 60% são liderados por mulheres

São Paulo

A seleção de negócios sociais para a aceleração do Quintessa em 2018 destoa do contexto do ecossistema, que tem em sua maioria líderes homens. Neste ano, a organização traz 9 iniciativas lideradas por mulheres entre as 15 escolhidas.

Dentre elas, Roberta Faria, cofundadora da Editora Mol e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, ingressa no portfólio. A seleção manteve o mesmo rigor, de acordo com o Quintessa, que elva em consideração a relevância do impacto gerado, o preparo dos empreendedores e equipe, potencial de crescimento do negócio.

Roberta Faria, cofundadora da Editora Mol
Roberta Faria, cofundadora da Editora Mol - Renato Stockler

A iniciativa veio da constatação de que o portfólio acompanhava a tendência do 1º Mapa de Negócios Sociais + Ambientais, de 2017, com uma maioria relevante dos negócios sendo empreendidos apenas por fundadores homens.

Veja abaixo um breve perfil das selecionadas.

Editora Mol - Roberta Faria

A Editora Mol é uma editora de impacto social. Em parceria com grandes redes varejistas, produz e vende livros e revistas com conteúdo incríveis, a preços muito baixos (revistas ao preço máximo de R$ 4,90), revertendo parte da receita para organizações do terceiro setor. Em dez anos de trabalho, venderam mais de 12 milhões de exemplares, doando mais de R$ 24 milhões para 37 instituições no Brasil. 

Já Entendi - Gladys  Mariotto

Já Entendi é uma startup de capacitação profissional com uma exclusiva metodologia de aprendizagem focada na base da pirâmide. Com um modelo de negócio B2B, ao promover seus cursos, não apenas resolve o problema do cliente (como aumento de segurança, de produtividade, de vendas, engajamento de colaboradores e redução de turnover), como qualifica os profissionais de baixa escolaridade, aumentando sua perspectiva de retenção de trabalho e promoção profissional.

Joaquina Brasil - Roberta Negrini

A Joaquina Brasil é uma marca de moda com impacto socioambiental positivo escalável. Utiliza matéria-prima existente (tecidos que seriam descartados) e emprega mulheres em situação de vulnerabilidade em sua cadeia de produção. Com mais de 15 clientes de atacado e duas lojas físicas próprias, em 2018 levou a produção para dentro do Presídio do Butantã, gerando capacitação e renda para mulheres com até 12 meses para saída da prisão.

Escola do Mecânico - Sandra Nalli

A Escola do Mecânico é especializada em formação profissional prática em mecânica automotiva, motocicletas e linha pesada. A ideia nasceu de um projeto social criado por Sandra, ainda executiva de uma indústria do setor em 2011, que tinha por objetivo formar jovens de baixa renda e internos da Fundação Casa –e depois tornou-se um negócio. A escola possui 15 unidades em quatro estados e mais de 10 mil alunos capacitados.

Emap Solar - Miriam Diniz

A Emap Solar é uma empresa de engenharia que elabora projetos, constrói e instala usinas de geração de energia por fonte renovável. É uma empresa de serviços e comercialização de materiais e equipamentos relacionados a energias renováveis. Já instalaram usinas solares de grande porte, como no Estádio Mineirão (MG), fábricas e shopping centers.

NeuroSaber - Luciana Brites

A NeuroSaber é uma plataforma de conteúdo sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento da infância e da adolescência, tendo como base profunda fundamentação teórica, com uma linguagem simples e um grande diferencial: aplicabilidade prática. Com mais de quatro anos de empresa, já tiveram mais de 12 mil alunos, colaborando com pais, profissionais e educadores que lidam com crianças com dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção e autismo.

Gaia Social/Viraser - Maíra Souza e Juliana Navea

A Gaia Social, por meio da sua frente ViraSer, é focada em desenvolver cooperativas de materiais recicláveis, atuando sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos e suprindo a necessidade de empresas que respondem à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Já atuaram em 8 municípios distintos, com mais de 400 catadores cooperados participantes e R$1,8 milhão de recursos captados para aquisição de equipamentos para as cooperativas e capital de giro para a rede. 

So+ma - Claudia Pires

A So+ma é um programa de fidelidade para criar novos hábitos e ampliar as oportunidades nas comunidades de baixa renda. Atualmente com clientes de grande porte como Heinekein e Cargill, atua no incentivo ao comportamento de reciclagem e pretende ampliar para novos comportamentos em breve, unindo a necessidade de relacionamento de grandes marcas com a oportunidade de desenvolvimento das pessoas de baixa renda.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.