A Artemisia inaugura nesta terça-feira (12) uma parceria com o objetivo de selecionar e acelerar negócios de impacto social na área da saúde.
Com o nome de Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção, a iniciativa em conjunto com a Associação Samaritano selecionará, até o dia 15 de abril, empreendedores de startups que trabalham com soluções voltadas à promoção e à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, as DCNT, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares e respiratórios.
Em 2017, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil registrou 928 mil mortes por causas de DCNT, e as maiores vítimas eram pessoas de baixa renda, que estão mais expostas a habitações insalubres, desemprego e alimentação inadequada, entre outros fatores. E a situação é preocupante, já que 40% da população, ou seja, 57,4 milhões de brasileiros, sofre com pelo menos uma doença crônica, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) .
Desde 2014, quase 3 milhões de pessoas perderam seus planos de saúde em razão do desemprego. Esse é um fatores que explicam o grande aumento nos atendimentos de emergência nos hospitais estaduais nesse período: de 63,3 milhões, em 2014, para 84,4 milhões em 2017.
Esse cenário, que une saúde e vulnerabilidade social e é responsável por 73% das mortes no país —de acordo com a Federação Médica Brasileira—, motivou a parceira entre a Artemísia, parceira do Prêmio Empreendedor Social, e Associação Samaritano visando buscar soluções de impacto e acesso, associadas à saúde preventiva, para ajudar a população.
“Apostamos na força dos modelos de negócios como uma forma de gerar inovação e impacto social em larga escala no médio e longo prazo no setor da saúde. Estamos diante de iniciativas incipientes frente à dimensão dos desafios apresentados pelas doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e vemos que é preciso apoiar o fortalecimento de uma nova geração de negócios que enderecem soluções de acesso à saúde”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.
Para Luiz Maria, superintendente de responsabilidade social da Associação Samaritano, a parceria com a Artemisia permitirá identificar soluções criativas "para vencer o grande vazio assistencial existente neste segmento específico”.
Os empreendedores poderão se inscrever até 15 de abril pelo site https://www.artemisia.org.br/labsaude.
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