Bem Envelhecer abre inscrições para segunda edição de prêmio

Com o objetivo de combater o ageismo, premiação avaliará fotos e vídeos postados em rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como quebrar estereótipos e preconceitos sobre a velhice a partir de fotografias e vídeos?

A resposta a essa pergunta começa a ser construída nesta terça-feira (26), quando começam as inscrições para a segunda edição do Prêmio Bem Envelhecer, realizado pelo Projeto Velho Amigo, pela Hype60+ e pela Intemsa.

"Os preconceitos nas imagens de idosos são muitos e geralmente ocorre nos extremos. De um lado, um idoso triste, frágil, deprimido, rabugento. De outro, o idoso cômico, que pula de paraquedas e tem comportamentos modernos, como o corpo tatuado", afirma Layla Vallias, fundadora da Hype60+, consultoria de marketing focada em negócios para os mais velhos.

Prêmio Bem Envelhecer, que está com inscrições abertas até 4 de abril
Prêmio Bem Envelhecer, que está com inscrições abertas até 4 de abril - Divulgação

Aberta à participação de pessoas de todas as idades, um dos objetivos da premiação é aproximar jovens e idosos e contribuir para combater o ageismo. Isso porque, como explica Regina Helou, vice-presidente do Projeto Velho Amigo, ONG que atua desde 1999 para a inclusão do social do idoso —e que atende a 18 entidades filantrópicas e gerencia um centro de convivência do idoso em Heliópolis (zona sul de São Paulo)—, a qualidade de vida na terceira idade pode depender diretamente da visão que a juventude tem dessa população.

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social 2019! Inscreva-se

"A interrelação das duas gerações contribue significativamente para o bem envelhecer, tanto de quem já é idoso quanto do próprio jovem que um dia chegará à mesma condição”, diz Regina.

Isso sem contar que, segundo Layla, o mercado de produtos e soluções voltados para pessoas com mais de 60 anos têm grande potencial para crescer, mas ainda essa fatia é pouco explorada. "Os brasileiros com mais de 60 anos são maduros, passeiam, viajam, namoram e usam as redes sociais. Temos que retratar isso, a real visão da longevidade em sua pluralidade."

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2019! Inscreva-se  

 Layla Vallias, fundadora da Hype60+, durante o FIIS (Festival de Inovação e Impacto Social)
Layla Vallias, fundadora da Hype60+, durante o FIIS (Festival de Inovação e Impacto Social) - Keiny Andrade - 6.nov.18/Folhapress

​A edição deste ano conta ainda com o apoio do @instamission, que trabalha com "missões" fotográficas e promoções comerciais no Instagram. "É importante levar a premiação para o Instagram para gerar uma reflexão nessa rede social, que chega a pessoas de todas as classes sociais, gêneros e faixas etárias", afirma Layla.

Estão abertas as inscrições no Troféu Grão 2019! Inscreva-se 

A primeira edição do prêmio contou com apoio da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), que é parceria estratégica do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

Para participar do Prêmio Bem Envelhecer, que oferecerá aos três primeiros colocados bolsa em cursos online da escola de criatividade Perestroika, basta postar fotos e vídeos no Instagram com a hastag #jornadabemenvelhecer. A hastag poderá ser adicionada a fotos e vídeos novos ou antigos, que serão avaliados e classificados pela curadoria do prêmio de acordo com a proposta da iniciativa.

O período de inscrições vai até 4 de abril.


COMO OS MAIS VELHOS GANHAM E GASTAM

R$ 1,6 trilhão é o que movimentam os mais maduros por ano, segundo o IBGE; o montante corresponde a 20% do total consumido no país

Levantamento nacional feito pelas empresas Pipe.Social e Hype60+, com 2.242 pessoas de faixa etária acima de 55 anos, descortina alguns aspectos

SAÚDE

53% têm plano de saúde, sendo que 68% deles são responsáveis pelo pagamento

13% cancelaram o convênio nos últimos cinco anos

TRABALHO

60% dos entrevistados se declaram responsáveis por metade da renda bruta de suas famílias

29% dizem trabalhar muito para sustentar a si e à família e não podem parar

LAZER

43% dedicam quatro horas diárias ou mais a atividades de lazer e ócio

44% preferem frequentar parques, praças e espaços ao ar livre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.