Editora do Empreendedor Social da Folha ganha prêmio Jornalista de Impacto

Eliane Trindade foi premiada em categoria de iniciativas inovadoras; reportagens veiculadas em UOL TAB, Hora Um e PEGN foram campeãs em outras três categorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quatro jornalistas venceram a primeira edição do Jornalista de Impacto, premiação realizada pela ponteAponte, em parceria com a Faculdade Cásper Líbero e com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

Lançada em novembro de 2018 e com um total de 86 trabalhos inscritos, divididos em quatro categorias, a premiação foi entregue na última terça-feira (26), em São Paulo.

Na categoria "Iniciativas Inovadoras de Jornalismo no Campo de Investimento e Negócios de Impacto", a vencedora foi a jornalista Eliane Trindade, editora do Empreendedor Social da Folha e responsável pela criação da série Diálogos Transformadores e pelo FIIS (Festival de Inovação e Impacto Social), além de liderar os trabalhos do Prêmios Empreendedor Social, Empreendedor Social de Futuro e Troféu Grão.

Vencedores e finalistas da primeira edição do Prêmio Jornalista de Impacto, no teatro da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo
Vencedores e finalistas da primeira edição do Prêmio Jornalista de Impacto, no teatro da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo - Cristiano Cipriano Pombo/Folhapress

Na categoria "Iniciativas em Contextos Periféricos e Iniciativas Comunitárias de Jornalismo", o vencedor foi Giacomo Vicenzo Fanasca com a reportagem CEOs da Quebrada, produzida para o UOL TAB em parceira com a Énois Agência de Notícias e que retratou como a atuação de empreendedores periféricos, como os líderes das empresas Ubra (Brasílândia) e Godnet (Heliópolis), transforma a economia e a vida na periferia. 

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social 2019! Inscreva-se

Na categoria "Audiovisual", a vencedora foi Jussi Maria, do programa Hora 1 da TV Globo, que produziu cinco reportagens que apresentaram os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)  —o trabalho premiado foi o quarto da série, em que se discutiu o papel de cada um dos agentes da sociedade para o cumprimento das metas.

Os vencedores Marcelo Moura de Souza Santos (esq.), Eliane Trindade (centro), Giacomo Vicenzo Fanasca e Jussi Maria
Os vencedores Marcelo Moura de Souza Santos (esq.), Eliane Trindade (centro), Giacomo Vicenzo Fanasca e Jussi Maria - Divulgação/Fundação Cásper Líbero

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2019! Inscreva-se 

Na categoria "Texto", o vencedor foi Marcelo Moura de Souza Santos, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo, com a reportagem "30 Negócios que fazem bem ao Brasil", em que trouxe pioneiros do empreendedorismo de impacto no Brasil, além de iniciativas promissoras e inspiradoras. A repórter Patricia Pamplona, da Folha, com a reportagem "Título financeiro capta R$ 5 milhões para bancar reformas em periferias", produzida em parceria com Danielle Brant, foi finalista na categoria "Texto".

Logo do Prêmio Jornalista de Impacto
Logo do Prêmio Jornalista de Impacto - Divulgação

A premiação, cuja segunda edição foi confirmada para 2020, ainda envolveu o lançamento de uma publicação online com todos os 16 finalistas e vencedores, disponível para download gratuito no site www.premiojornalistadeimpacto.com.br. Na ocasião, foi lançada a Rede Jornalistas de Impacto, com um grupo no Facebook (http://bit.ly/2Txuf1a).

Estão abertas as inscrições no Troféu Grão 2019! Inscreva-se 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.