Recode e Facebook promovem inclusão digital de 1.000 jovens

Programa será aplicado em dez cidades e trabalhará até realidade aumentada e inteligência artificial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um projeto que tem como objetivo fazer a inclusão social de cerca de 1.000 jovens, entre 15 e 29 anos, em dez cidades do Brasil, foi lançado pela Recode, em parceria com o Facebook.

Batizado de “Conectando seu Futuro”, a iniciativa vai apresentar tecnologias atuais, como a inteligência artificial, para quem atualmente possui apenas habilidades digitais básicas e vive em situação de vulnerabilidade social.

Estão abertas as inscrições no Prêmio Empreendedor Social 2019! Inscreva-se

Os participantes passarão a ter domínio dos programas digitais mais usados atualmente. O programa também promoverá o desenvolvimento individual e ajudará na preparação para a entrada no mercado de trabalho.

“Queremos que os alunos possam aprender as habilidades básicas que os ajudarão a conseguir emprego, assim como aquelas que os ajudarão a buscar por oportunidades de trabalho”, disse a gerente de Políticas Públicas do Facebook, Andrea Leal.

A duração do treinamento completo, que inclui ações com inteligência artificial e realidade aumentada, é de 80 horas por turma. Também será desenvolvido um protótipo de aplicativo com potencial para melhorar a comunidade local.

Segundo Rodrigo Baggio, presidente da Recode, que há 24 anos promove a inclusão e o empoderamento digital, especialmente em bibliotecas públicas, a metodologia da sua organização social busca “estimular o protagonismo, a cidadania e o uso ético e consciente da tecnologia, sempre aplicado à realidade dos jovens”.

O programa será realizado ao longo do ano. Os nomes de cinco das dez cidades já foram divulgados: São Paulo (SP), Canelas (RS), Itapissuma (PE), Planaltina de Goiás (GO) e Macapá (AP). De acordo com os organizadores, são regiões onde o acesso ao conhecimento em tecnologia e desenvolvimento de habilidades digitais é muitas vezes escasso.

 
Jovem tecla no computador em programa da Recode e do Facebook; “Conectando seu Futuro” será realizado em dez cidades
Jovem tecla no computador em programa da Recode e do Facebook; “Conectando seu Futuro” será realizado em dez cidades - Divulgação
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.