Empresa coleta 5 milhões de embalagens com programa de benefícios

Garrafas, latas de alumínio e outros materiais são enviados para reciclagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Descontos no transporte público, na fatura de energia elétrica, na recarga de telefones celulares pré-pagos e em livros estão entre os benefícios para quem adere a um programa de reciclagem que coleta material por meio de máquinas instaladas em vários pontos de São Paulo, como no metrô.

Desde setembro de 2015, quando a primeira foi colocada na estação Sé, 5 milhões de embalagens já foram recolhidas. O programa de logística reversa foi ideia da empresa Triciclo, que fideliza os participantes e dá benefícios econômicos. 

Garrafas, latas de alumínio, caixas no formato longa vida e outros recipientes já usados são colocados nessas máquinas. Depois, o material passa por uma triagem e é enviado para cooperativas e empresas recicladoras.

Diretor-executivo e um dos fundadores da empresa, Felipe Cury, conta que a ideia foi inspirada em iniciativas europeias e asiáticas.

No estado de São Paulo, há 32 máquinas instaladas, que receberam o nome de Retorna Machine. Elas estão em espaços públicos e privados.

“Além do lado econômico, as pessoas acabam se conscientizando da importância para o meio ambiente”, disse o diretor.

Segundo Cury, as máquinas mais procuradas são as localizadas no metrô. Nas estações da Luz e da República, ambas da Linha-4 Amarela, 15 mil embalagens são coletadas por mês em cada uma, atualmente. Não há mais ponto na Sé.

“O benefício é muito forte. As pessoas veem que, em vez de jogar uma lata de refrigerante fora, elas podem ajudar o meio ambiente, ganhar pontos e acabar economizando”, afirmou.

Fora de São Paulo, a empresa realiza ações pontuais com outras máquinas.

Maquina da empresa Triciclo, na estação Pinheiros da Linha Amarela
Maquina da empresa Triciclo, na estação Pinheiros da Linha Amarela - Giovanni Bello - 11.set.2017/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.