Com recorde de engajamento batido ano a ano, a categoria Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social convida os internautas a conhecer as sete iniciativas finalistas de 2019 para escolher sua favorita.
Nos primeiros dez dias de votação, a líder de votos é Alcione Albanesi, fundadora dos Amigos do Bem, organização que combate a pobreza extrema no sertão nordestino. A empreendedora oscila na faixa de 70% dos votos, que já ultrapassaram os 300 mil no total.
Em segundo lugar está Gustavo Glasser, criador da Carambola, negócio social que trabalha pela inclusão de negros, LGBTs e mulheres no mercado de tecnologia, com 6%.
Na terceira posição da disputa aparece Laís Higashi, da Litro de Luz, com 5,5% da preferência pela atuação para levar iluminação sustentável a comunidades afastadas que ainda vivem na escuridão.
É a radiografia do momento, com percentuais que se alteram diariamente de acordo com o engajamento.
A enquete está aberta à votação até as 18h do dia 1º de novembro. O escolhido do público será conhecido na cerimônia de premiação em 4 de novembro, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.
No ano passado, a Editora Mol ergueu o troféu da categoria popular com 80,1% dos 516.395 votos computados. O concurso deste ano promete bater a marca, após o sucesso da primeira semana de votação no site da Folha.
São sete iniciativas de impacto socioambiental que concorrem à Escolha do Leitor, entre eles três candidatos que disputam a categoria principal, o título de Empreendedor Social do Ano; dois indicados ao Empreendedor Social de Futuro; e duas finalistas ao Troféu Grão.
Todos os finalistas entram na briga da categoria popular apresentando suas trajetórias e iniciativas em vídeos de um minuto de duração.
Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Banco do Brasil (FBB) é patrocinadora exclusiva da enquete.
Segundo o presidente da organização, Asclepius Soares, a Fundação tem como propósito a valorização de vidas para transformar realidades, e destina seus investimentos ao desenvolvimento e capacitação de comunidades em vulnerabilidade social, tornando-as protagonistas na busca por soluções inovadoras.
"Essa missão conversa com o objetivo do Prêmio Empreendedor Social, que é reconhecer e visibilizar os líderes socioambientais mais empreendedores no país, estimulando, assim, a criação de mais iniciativas transformadoras."
Segundo ele, a parceria com o Empreendedor Social é muito importante, sendo uma das premiações mais concorridas do mundo. "E ainda valoriza iniciativas de grande impacto, empoderando grupos historicamente excluídos."
Apoiar a Escolha do Leitor tem um lógica de difundir ainda mais o empreendedorismo social. "A categoria de voto popular é uma ferramenta democrática que traduz a opinião das pessoas e sinaliza as soluções mais inovadoras para ajudar a resolver problemas sociais", afirma o presidente da FBB, que investiu R$ R$ 117 milhões em 2018 na área social.
A Fundação realiza em 2019 a 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, cujo objetivo é disseminar o conceito e mapear iniciativas em todo o país.
Desde 2001, a premiação é feita a cada dois anos, sendo reconhecida como uma das principais do terceiro setor.
Três finalistas em cada uma das oito categorias do concurso da FBB concorrem aos prêmios de R$ 50 mil para o primeiro colocado, R$ 30 mil para o segundo e R$ 20 mil para o terceiro. A cerimônia será em 16 de outubro, em Brasília.
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