Filme selecionado pela 43ª Mostra conta histórias abrigadas no Museu da Pessoa

Documentário 'Pessoas - Contar para Viver' garimpou vidas entre as mais de 18 mil registradas no museu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O documentário "Pessoas – Contar para Viver" foi selecionado para a prestigiada Mostra Brasil da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorre em cinemas e espaços culturais de toda a capital paulista entre 17 e 30 de outubro.

O filme, que mergulha em histórias encontradas nos registros do Museu da Pessoa, será exibido em três sessões entre quarta (23) e domingo (27), no Espaço Itaú de Cinema e na Cinesala.

Os documentaristas Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiane Tofolli e Viviane Ferreira propõem releituras e recortes autorais a partir das vidas de brasileiros e brasileiras que passaram pelo museu.

Cena de "Pessoas - Contar para Viver" (2019), de Marco Del Fiol , Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira e Pedro Cezar
Cena de "Pessoas - Contar para Viver" (2019), de Marco Del Fiol , Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira e Pedro Cezar - Divulgação

A obra é fruto de um trabalho de antologia audiovisual e poética, envolvendo a escolha de histórias entre as mais de 18 mil abrigadas no acervo deste pioneiro museu brasileiro.

Dentre as histórias selecionadas estão de Amir Klink, que cruzou o Atlântico de canoa; Sinair, garimpeiro desde os 11 anos; Tula Pilar, empregada doméstica que realizou o sonho de se tornar poetiza; e Kaká Werá, que se descobriu indígena quando entrou para a escola.

“O filme é um mergulho em emocionantes histórias de vida que constroem o dia a dia do nosso país e merecem ser eternizadas e compartilhadas”, comenta a Diretora Executiva do Museu da Pessoa, Sonia London.

Produzido pela Casa Redonda para o Canal Curta!, "Pessoas – Contar para Viver" ainda não tem data de estreia na programação do canal. 

PESSOAS - CONTAR PARA VIVER, 2019

DIREÇÃO Marco Del Fiol, Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira e Pedro Cezar

CLASSIFICAÇÃO Livre

MOSTRA qua. (23), às 21h40 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3); qui. (24), às 14h (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4; dom. (27), às 14h (Cinesala)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.