Leandra Leal e Antonio Fagundes são os apresentadores do Empreendedor Social 2019

Os atores serão mestres de cerimônias da 15ª edição do principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os atores Leandra Leal e Antonio Fagundes aceitaram o convite da Folha e da Fundação Schwab para apresentar a cerimônia da 15ª edição do Prêmio Empreendedor Social, que acontece na segunda-feira (4) no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

A dupla comandará a homenagem aos vencedores e finalistas da premiação que reúne empreendedores de negócios de impacto social e gestores de organizações inovadoras.

"Empreender é algo revolucionário nos dias de hoje. Promover mudanças positivas em áreas tão cruciais para o planeta como meio ambiente, educação e cultura é uma luta difícil e que envolve resistência", afirma a atriz.

No ano que a premiação bate recorde de mulheres como finalistas – Alcione Albanesi (Amigos do Bem); Adriana Barbosa (Preta Hub); e Laís Higashi (Litro de Luz) –, Leandra destaca os desafios femininos para empreender e gerar impacto social.

"E se tem mulher empreendendo, então, é mais forte ainda. Costumo dizer que toda vez que uma mulher vê outra fazendo algo, isso inspira de alguma forma."

Com a agenda repleta, a atriz gravará, em breve, a segunda temporada da série "Arunas", da TV Globo, que tem como cenário a Amazônia. Ela também deve dirigir série de dez episódios para o Globoplay.

A atriz concilia as atividades de direção e atuação com a gestão do Teatro Rival – fundado por sua família há quase cem anos. O local está na iminência de fechar as portas, caso não consiga encontrar uma empresa que apoie ou patrocine esse que é um dos espaços dos mais tradicionais do Rio.

Para Antonio Fagundes, que está pela segunda vez como apresentador na premiação, ter contato com histórias de empreendedorismo social é relevante para sabermos que é possível transformar realidades.

“É lindo ver tanta gente à frente do tempo naquilo que faz. E tantas vezes, por trás da cena. O prêmio é oportunidade de trazer os empreendedores sociais para a visibilidade, para o centro do palco", diz ele sobre a importância da premiação ao longo destes 15 anos.

O ator está em cartaz, há três anos, com a peça "Baixa Terapia", no Tuca, em São Paulo. "Já tivemos mais de 250 mil espectadores", diz Fagundes.

Na telinha, ele vive um empreendedor na novela "Bom Sucesso" (Globo), onde interpreta o fundador de uma editora de livros, a Prado Monteiro. 

No sábado (26), Fagundes e a mulher, Alexandra Martins, celebraram a estreia do espetáculo infantojuvenil "Carmem, a Grande Pequena Notável", do qual são produtores. "É um musical maravilhoso sobre a vida da Carmem Miranda", explica o ator.

Escolha do Leitor

A Escolha do Leitor está com votações abertas; conheça os finalistas e participe

Os internautas têm até 1º de novembro para acessar o site da Folha e escolher o vencedor da categoria Escolha do Leitor, que integra o Prêmio Empreendedor Social.

Na plataforma de votação, os finalistas tentam conquistar o voto do leitor por meio de vídeos de um minuto, nos quais contam as histórias de suas iniciativas.

O público pode escolher entre Alcione Albanesi (Amigos do Bem), Guilherme Brammer Junior (Boomera), Thomaz Sroug (dr.consulta), Diogo Tolezano (Pluvi.On), Gustavo Glasser (Carambola), Adriana Barbosa (Preta Hub) e Laís Higashi (Litro de Luz).

Pelo quarto ano consecutivo, a votação –que já bateu recorde de número de votos em 2019, antes mesmo de ter encerrado– tem o patrocínio exclusivo da Fundação Banco do Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.