Leandra Leal e Antonio Fagundes são os apresentadores do Empreendedor Social 2019

Os atores serão mestres de cerimônias da 15ª edição do principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina

São Paulo

Os atores Leandra Leal e Antonio Fagundes aceitaram o convite da Folha e da Fundação Schwab para apresentar a cerimônia da 15ª edição do Prêmio Empreendedor Social, que acontece na segunda-feira (4) no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

A dupla comandará a homenagem aos vencedores e finalistas da premiação que reúne empreendedores de negócios de impacto social e gestores de organizações inovadoras.

"Empreender é algo revolucionário nos dias de hoje. Promover mudanças positivas em áreas tão cruciais para o planeta como meio ambiente, educação e cultura é uma luta difícil e que envolve resistência", afirma a atriz.

No ano que a premiação bate recorde de mulheres como finalistas – Alcione Albanesi (Amigos do Bem); Adriana Barbosa (Preta Hub); e Laís Higashi (Litro de Luz) –, Leandra destaca os desafios femininos para empreender e gerar impacto social.

"E se tem mulher empreendendo, então, é mais forte ainda. Costumo dizer que toda vez que uma mulher vê outra fazendo algo, isso inspira de alguma forma."

Com a agenda repleta, a atriz gravará, em breve, a segunda temporada da série "Arunas", da TV Globo, que tem como cenário a Amazônia. Ela também deve dirigir série de dez episódios para o Globoplay.

A atriz concilia as atividades de direção e atuação com a gestão do Teatro Rival – fundado por sua família há quase cem anos. O local está na iminência de fechar as portas, caso não consiga encontrar uma empresa que apoie ou patrocine esse que é um dos espaços dos mais tradicionais do Rio.

Para Antonio Fagundes, que está pela segunda vez como apresentador na premiação, ter contato com histórias de empreendedorismo social é relevante para sabermos que é possível transformar realidades.

“É lindo ver tanta gente à frente do tempo naquilo que faz. E tantas vezes, por trás da cena. O prêmio é oportunidade de trazer os empreendedores sociais para a visibilidade, para o centro do palco", diz ele sobre a importância da premiação ao longo destes 15 anos.

O ator está em cartaz, há três anos, com a peça "Baixa Terapia", no Tuca, em São Paulo. "Já tivemos mais de 250 mil espectadores", diz Fagundes.

Na telinha, ele vive um empreendedor na novela "Bom Sucesso" (Globo), onde interpreta o fundador de uma editora de livros, a Prado Monteiro. 

No sábado (26), Fagundes e a mulher, Alexandra Martins, celebraram a estreia do espetáculo infantojuvenil "Carmem, a Grande Pequena Notável", do qual são produtores. "É um musical maravilhoso sobre a vida da Carmem Miranda", explica o ator.

Escolha do Leitor

A Escolha do Leitor está com votações abertas; conheça os finalistas e participe

Os internautas têm até 1º de novembro para acessar o site da Folha e escolher o vencedor da categoria Escolha do Leitor, que integra o Prêmio Empreendedor Social.

Na plataforma de votação, os finalistas tentam conquistar o voto do leitor por meio de vídeos de um minuto, nos quais contam as histórias de suas iniciativas.

O público pode escolher entre Alcione Albanesi (Amigos do Bem), Guilherme Brammer Junior (Boomera), Thomaz Sroug (dr.consulta), Diogo Tolezano (Pluvi.On), Gustavo Glasser (Carambola), Adriana Barbosa (Preta Hub) e Laís Higashi (Litro de Luz).

Pelo quarto ano consecutivo, a votação –que já bateu recorde de número de votos em 2019, antes mesmo de ter encerrado– tem o patrocínio exclusivo da Fundação Banco do Brasil.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.