Prêmio Jornalista de Impacto está com inscrições abertas

A iniciativa reconhece profissionais e veículos de comunicação que trabalham o tema de investimentos e negócios de impacto

São Paulo

Estão abertas até 31 de janeiro de 2020 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Jornalista de Impacto, promovida pela empresa ponteAponte, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

O Prêmio reconhecerá reportagens e iniciativas de profissionais e veículos de comunicação que disseminem o tema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil, com o objetivo de ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura da imprensa em relação ao tema.

Os investimentos de impacto são recursos privados ou públicos para aporte em atividades que visam produzir impacto social ou ambiental com sustentabilidade financeira.

Para viabilizar a alocação desse capital, utilizam-se instrumentos financeiros, novos ou existentes, que podem ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido.

Já os negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal. Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Os vencedores Marcelo Moura de Souza Santos (esq.), Eliane Trindade (centro), Giacomo Vicenzo Fanasca e Jussi Maria
Os vencedores da primeira edição do Prêmio Jornalista de Impacto: Marcelo Moura de Souza Santos (esq.), Eliane Trindade (centro), Giacomo Vicenzo Fanasca e Jussi Maria - Divulgação/Fundação Cásper Líbero

Categorias e premiação

Podem se inscrever no Prêmio profissionais de comunicação de todo o país em quatro categorias: audiovisual —reportagens ou séries sobre o campo de investimento e negócios de impacto para veículos na internet, rádio ou TV; iniciativas em contextos periféricos e iniciativas comunitárias de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto; iniciativas inovadoras de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto e texto —reportagens ou séries sobre o campo de investimento e negócios de impacto em jornais e revistas impressos ou online.

O vencedor de cada categoria receberá, a título de premiação, o valor de R$ 3.500,00, além de certificado e troféu, em evento a ser realizado no Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, em São Paulo, entre os dias 30 de junho e 1º de julho de 2020.

A divulgação dos vencedores na mídia também compõe a premiação. Todos os finalistas, não apenas os vencedores, terão acesso ainda a um curso online, oferecido pela ponteAponte, sobre a história do campo de impacto social no Brasil.

Para se inscrever, o jornalista deve acessar o regulamento e preencher o formulário no site oficial, enviando também o link ou PDF da reportagem ou iniciativa.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.