Virada da Virada traz atrações gratuitas neste final de semana na Bienal

Programação inclui palestras, exposições, comidas feitas por refugiados e intervenções musicais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De sábado (23) até domingo (24), a Fundação Bienal de São Paulo será palco da primeira edição da Virada da Virada.

Promovido pela união de duas das mais importantes redes de voluntariado do Brasil, o GRAACC e a Turma do Bem, o evento vai discutir temas e causas sensíveis na atualidade e promete reforçar a importância do voluntariado por meio de uma programação formada por palestras, exposições, feira com mais de 80 ONGs de todo o Brasil, comidas feitas por imigrantes e refugiados, intervenções musicais, entre outras atividades.

Os líderes Sérgio Petrilli e Fábio Bibancos, do GRAACC e da Turma do Bem, integram a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

 
Fábio Bibancos, líder da Turma do Bem, durante o Congresso Sorriso do Bem. Neste ano, a organização estabeleceu parceria com a GRAACC para realizar a primeira Virada da Virada - Divulgação

PROGRAMAÇÃO

O participante da Virada da Virada poderá também ver exposições emocionantes que contam a história das duas maiores organizações sociais do país.

O GRAACC apresenta a luta de crianças e adolescentes que venceram o câncer através de ilustrações e textos emocionantes. Em ambientes lúdicos, os visitantes conhecerão histórias de superação de pequenos heróis.

Já a Turma do Bem conta o programa Apolônias do Bem, que transforma a vida de mulheres vítimas de violência. Vinte participantes que perderam os dentes por causa de agressões foram retratadas por vinte fotógrafas, todas mulheres, antes e depois do tratamento odontológico. O resultado mostra como um sorriso pode transformar uma vida. 

MOSTRA DE CINEMA

A mostra de "Cinema Virada da Virada" traz uma série de filmes com temática de impacto social para a Virada da Virada.

Serão ao todo oito filmes com destaque para as estreias do "Milú", de Raphael Erichsen e Tarso Araujo, que revela como Milú Villela,  uma mulher da alta sociedade paulistana, se reinventou para criar redes em prol da educação, das artes e da filantropia; e o "Selvagem", do diretor Diego Costa, que conta a história de Sofia, jovem estudante que tem escola ocupada por amigos.

A mostra tem entrada gratuita e curadoria feita pelo cineasta Raphael Erichsen. Além de assistir aos filmes o público poderá conversar com diretores e atores.

RESTAURANTE MUNDO E ATIVAÇÕES

A Virada da Virada também vai promover a cultura mundial. África, América Latina e Oriente Médio serão representados pelas suas comidas no ”Restaurante do Mundo”  e manifestações culturais típicas.

O Migraflix, organização fundada em 2015 que apoia imigrantes na construção de seu protagonismo no Brasil, é o parceiro do evento para esta ação.

Os países participantes são: África do Sul, Colômbia, Haiti, Índia, México, Peru, República Democrática do Congo e Síria.

Ao todo serão 14 chefes de nove países que prepararão pratos típicos e cheios de personalidade e história, além de dez artista que se revezarão para trazerem um pouco da cultura local para o evento por meio de apresentações e intervenções que acontecerão durante o dia todo.

TRIAGEM TURMA DO BEM

Durante a Virada da Virada, a Turma do Bem realizará a triagem gratuita para selecionar as crianças e jovens de baixa renda, estudantes de escola pública, com idades entre 11 e 17 anos, que receberão tratamento odontológico gratuito.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade. Para participar é necessário fazer uma pré-inscrição antes de comparecer na triagem.

VOLUNTARIADO AMBEV VOA

Além disso, na parte aberta ao público, sem necessidade de inscrição, acontecerá a feira de Voluntariado Ambev VOA.

O espaço contará com a participação de 77 ONGs de todo o Brasil, com atuação em diferentes causas, como educação, esportes e cultura.

No local, as ONGs estarão em estandes que contam um pouco da sua história e atuação, aproximando pessoas de instituições que buscam voluntários em diferentes áreas.

Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas organizações e o impacto delas na vida das pessoas atendidas, além de descobrirem oportunidades incríveis para doar seu tempo e talento em prol de uma boa causa e participar de debates relevantes sobre temas do terceiro setor.

As ONGs participantes fazem parte do Programa Ambev VOA, um programa de capacitação em gestão da Cervejaria Ambev para ONGs, que é focado em mentoria de gestão, através do voluntariado de seus funcionários, e que busca melhorar o desempenho das organizações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.