Os profissionais de saúde e tecnologia das startups Raioss e Livon Saúde pararam suas atividades no último mês para desenvolver a Coronacases.org, plataforma que reúne exames de pacientes chineses contaminados pelo novo Sars-CoV-2 —mais conhecido como coronavírus.
O pouco contato de médicos brasileiros com os sintomas e formas de manifestação da doença inspirou o médico radiologista Omir Antunes, 34, a desenvolver o site que disponibiliza exames reais em imagem.
Enviadas por um hospital chinês, constam na plataforma, até agora, dez tomografias de tórax de pacientes infectados cujos nomes foram omitidos.
Antunes salienta que, para aprender sobre uma doença, é preciso analisar exames na íntegra.
Especialista em tecnologia aplicada em saúde e inteligência artificial, ele desenvolveu junto às duas equipes um visualizador que permite que os profissionais da saúde observem a imagem da doença como se estivessem diante do exame de um paciente seu.
Em inglês, o site recebeu acessos no mundo todo desde que foi lançado, na terça-feira (25). Mais de 13 mil usuários únicos já foram registrados na plataforma, sendo 95% deles brasileiros.
Para Antunes, o acesso à informação correta é essencial para combater a epidemia, que já foi declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como emergência internacional. "É isso o que vamos fazer, vamos espalhar o conhecimento mais rápido que o coronavírus", afirma o idealizador.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.