Empreendedorismo social se torna disciplina em escolas

Eletiva entra em vigor esse ano para alunos de escolas parceiras da Geekie

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Referência no Brasil em educação com apoio de inovação e tecnologia, a Geekie anuncia uma parceria com a Artemisia para a criação de uma disciplina eletiva para alunos do ensino médio de escolas parcerias da empresa: empreendedorismo social.

O conteúdo estará disponível a partir de 2020 e antecipa as demandas da Base Nacional Comum Curricular. Na prática, a BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades de ensino. 

Esse documento normativo regula as competências gerais e específicas que os estudantes precisam desenvolver como resultado do processo de aprendizagem. A meta é atingir uma formação humana integral para a construção de uma sociedade justa, democrática, inclusiva e sustentável.

Alunas usam a plataforma Geekie para melhorar seus estudos em colégio de São Paulo. A Geekie já alcançou mais de 5.00 escolas, impactando 12 milhões de estudantes - Renato Stockler/Folhapress

A disciplina exclusiva integra o conteúdo didático do Geekie One, nova dinâmica pedagógica alternativa aos sistemas de ensino, que integra material didático, tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola. Além de empreendedorismo social, o conteúdo contará com as matérias criatividade e inovação e educação digital.

Segundo o vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em educação pela Universidade de Stanford, as disciplinas dialogam e têm sinergia com a trajetória da empresa, que passou pela aceleração da Artemisia e tem um sólido histórico de impacto social. Em sua trajetória, alcançou mais de 5.000 escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

“A educação que precisamos para o país deve formar uma nova geração de brasileiros autônomos, críticos, inovadores, capazes de se reinventarem diante das novas demandas e das rápidas transformações mundiais", afirma o empreendedor. "E as disciplinas de empreendedorismo social, criatividade e inovação e educação digital promovem isso", finaliza. 

Na percepção de Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, a disciplina de empreendedorismo social serve ao duplo propósito de inspirar os jovens e auxiliá-los a pensar em como resolver problemas sociais reais.

“O exercício de empreender, no ambiente escolar, será permeado por um conteúdo formatado para provocar a descoberta e a investigação. Isso porque o empreendedorismo se dá no ato de fazer", aponta Pessanha. "Essa é uma disciplina que prepara o estudante para o futuro, independente se esse jovem vai empreender ou não”, salienta.

Para a criação da disciplina de empreendedorismo social, a Artemisia conduziu a curadoria de um conteúdo composto por metodologias proprietárias de aceleração e específico para o trabalho com jovens. A Geekie —com apoio da organização— vai conectar as escolas parceiras com negócios de impacto social e ONGs para que os alunos possam ter uma vivência prática da temática da disciplina.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.