Idis e BNDES promovem debate sobre fundos patrimoniais no Rio

Lançamento de livro reúne especialistas para discutirem o tema no auditório do BNDES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quinta-feira (13), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) lançam o livro "Fundos Patrimoniais Filantrópicos – Sustentabilidade para Causas e Organizações".

O lançamento, acompanhado por um debate com especialistas, ocorre no auditório do BNDES, no centro do Rio de Janeiro, das 9h30 às 12h30.

Um ano após a aprovação da Lei 13.800/2019, que regulamenta os fundos, houve intensa mobilização em torno do tema dos fundos patrimoniais filantrópicos, com regulamentações específicas que permitem colocar o mecanismo em prática.

Paula Fabiani, diretora-presidente do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) - Diego Padgurschi/Folhapress

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por exemplo, lançou a Portaria de Fundos Patrimoniais e Endowments para CT&I e assinou os primeiros termos de apoio institucional do MCTIC a fundos patrimoniais.

A Secretaria Especial de Cultura também acenou para a discussão do tema dentro do grupo oficial destacado para escrever as novas instruções normativas da Cultura.

“Ainda que com adesão tímida, a tendência é de crescimento. Há pelo menos seis outras iniciavas prestes a serem finalizadas nos termos da Lei. Algumas delas são da Unicamp, do MAR (Museu de Arte do Rio), do Museu Judaico e do Instituto CORE de Música, todas apoiadas pelo IDIS”, comenta a presidente do Instituto, Paula Fabiani.

O BNDES se engajou ativamente no tema dos Fundos Patrimoniais Filantrópicos nos últimos anos, fruto de sua atuação como patrocinador, estruturador e fomentador dos segmentos culturais brasileiros.

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.