Descrição de chapéu
Henrique Bussacos

Redesenhando o 'normal'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crise que estamos vivendo é sem precedentes. Talvez pela primeira vez na sociedade moderna vemos emergir uma crise que afeta vários sistemas simultaneamente: saúde, econômico, social e ambiental.

Para quem tinha dúvidas, agora fica muito claro que estamos todos globalmente interconectados e que todos os sistemas estão entrelaçados.

Além de criarmos respostas ágeis para essa crise sem precedentes, precisamos entender as raízes dessa e de outras crises que estamos vivendo. Quando vamos a raiz do surgimento desse vírus em seres humanos chegamos a um mercado chinês onde o comércio ilegal de animais silvestres e o total desrespeito com outros seres vivos é prática comum.

Se somamos a essa catástrofe outras que temos vivido como as queimadas na Amazônia e na Austrália, todas têm uma origem comum um desrespeito com a vida e com o planeta.

Os rios estão mais limpos, o ar está mais puro e em breve veremos estudos mostrando a retomada da fauna em áreas degradadas neste período de crise que estamos vivendo.

Esse é um forte indicador que há algo de muito errado na forma como vivemos nossa vida “normal”, se quando estamos vivendo normalmente estamos poluindo os rios, a atmosfera e destruindo a vida em várias esferas será que queremos voltar para esse “normal”?

Podemos continuar tentando responder às crises ou começar a trabalhar numa mudança radical em nossos estilos de vida e na maneira que vivemos e fazemos negócios.

É fundamental que negócios de impacto e que estão alinhados a regeneração do meio ambiente e a harmonização das relações sociais não sejam mais apenas um nicho, essa deve ser a nova forma de fazer negócios, espero que pela consciência, mas se não for assim, será a força e pela auto preservação da raça humana.

O Impact Hub e vários atores do ecossistema estão agindo com a perspectiva de por um lado solucionar a crise mais emergencial com iniciativas como o Fundo Periferia Empreendedora (desenvolvido pelo Empreende Aí, Firgun e Impact Hub) e por outro com a perspectiva de redesenho do sistema.

Temos a oportunidade de criar um novo “normal”. Infelizmente essa oportunidade está vindo com o maior custo que poderíamos ter: a vida de muitas pessoas. No entanto isso deve nos fazer honrar ainda mais essa oportunidade e promover uma retomada não de volta ao antigo “normal” que continuará nos trazendo crises, cada vez maiores, mas para uma nova sociedade e uma nova economia.

​Uma economia na qual solidariedade, confiança e colaboração sejam as bases do sistema. Os negócios de impacto são um bom indicativo de caminhos práticos que podem ser trilhados nessa direção.

Henrique Bussacos

Mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador público e diretor-executivo do Impact Hub São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.