Descrição de chapéu Coronavírus

Centro de tratamento da Covid-19 é entregue em 30 dias e bate recorde nacional

Com 60 leitos, nova instalação em Porto Alegre é a obra hospitalar mais rápida da história do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fruto de parceria entre empresas e Prefeitura de Porto Alegre, foi inaugurado nesta quinta-feira (28) o novo centro de tratamento da Covid-19, anexado ao Hospital da Independência.

Com 30 dias de duração, a instalação bateu recorde de obra hospitalar mais rápida do Brasil —posto que antes pertencia ao anexo do Hospital M'Boi Mirim, na zona sul de São Paulo.

Localizado em Porto Alegre, novo centro de tratamento para pacientes da Covid-19 foi entregue em tempo recorde por meio da técnica de construção modular
Localizado em Porto Alegre, novo centro de tratamento para pacientes da Covid-19 foi entregue em tempo recorde por meio da técnica de construção modular - Divulgação

Com previsão para começar a operar em meados de junho, o público da instalação de 60 leitos será atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a pandemia, a unidade de saúde será entregue para administração da Prefeitura de Porto Alegre e passará a integrar a rede pública de saúde do município.

O novo hospital gaúcho contou com investimento total de R$ 10,4 milhões, doados pelas empresas Gerdau, Ipiranga e Grupo Zaffari. O Hospital Moinhos de Vento, outro parceiro da iniciativa, forneceu os materiais, medicamentos e outros itens necessários à operação do anexo. A unidade tem gestão feita pela Rede de Saúde Divina Providência, por meio do Hospital Independência.

Os leitos foram estruturados a partir da técnica de construção modular, criada pela startup Brasil ao Cubo, que permite entregar obras em caráter definitivo e com velocidade quatro vezes maior que uma construção comum.

Essa técnica consiste no encaixe de módulos individuais, produzidos em fábrica e montados no local como peças de um jogo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.