Descrição de chapéu Coronavírus Dias Melhores

Gincana online mobiliza 10 milhões de jovens para combater a fome na pandemia

Desafio 10x10 quer alimentar, em um mês, 10 milhões de famílias em vulnerabilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta segunda-feira (22), uma gincana nacional pretende engajar 10 milhões de jovens numa arrecadação de doações capaz de alimentar 10 milhões de famílias impactadas pela crise da Covid-19.

Este é o principal objetivo do Desafio 10x10, idealizado pelo urbanista e premiado especialista em jogos cooperativos transformadores Edgard Gouveia Júnior e apoiado por ONGs, artistas, influenciadores e líderes religiosos e da iniciativa privada.

O desafio vai durar 30 dias e transformar a internet brasileira em uma grande gincana virtual tendo a juventude como protagonista.

Desafio 10x10
Desafio 10x10: iniciativa quer mobilizar 10 milhões de jovens para alimentar 10 milhões de famílias vulneráveis - Divulgação

“Artistas, esportistas e outras celebridades participarão da gincana mobilizando suas respectivas bases de fãs para doar. Será uma grande mobilização pelo Brasil, usando o que os brasileiros têm de melhor: sua criatividade e capacidade de entrega em favor do próximo”, diz o idealizador Edgard Gouveia.

“Vamos engajar a sociedade em uma 'coopetição', que é uma mistura de cooperação e competição. É a nação inteira mostrando que brasileiro cuida de brasileiro", completa.

Como funciona

O Desafio 10x10 vai mobilizar a sociedade por meio da Onda Jovem os brasileiros nascidos entre 1995 e os anos 2000 —que já somam 30 milhões.

Pesquisas mostram que este é um grupo muito ativo e com grande capacidade de influenciar a sociedade. Um exemplo recente do poder de influência desta geração é a mobilização contra as mudanças climáticas promovida pela ativista Greta Thunberg, de 17 anos.

A partir do desafio, a Onda Jovem vai se mobilizar para arrecadar fundos e desafiar mais pessoas para entrarem na coopetição contra a fome e a desigualdade por meio das redes sociais.

Para ajudar neste esforço, celebridades, artistas, gamers, esportistas, religiosos, organizações e empresas também vão engajar suas redes de fãs, clientes e apoiadores nesta gincana pelo bem.

Na primeira semana, alguns dos maiores gamers e youtubers do Brasil vão mobilizar seus seguidores e fãs para contribuir e divulgar a iniciativa. Entre eles estão Bruno Playhard e Pedro Gelli, que somam juntos 14 milhões de seguidores em suas redes sociais.

A base da gincana será a plataforma online. É nela que os apoiadores desfiarão suas bases de fãs, amigos e parentes, a partir das paixões que movem todos os brasileiros, como música, esportes e games.

O desafio é simples: doe e traga pelo menos dez novas pessoas de suas respectivas redes. O resultado da arrecadação será exibido em tempo real na plataforma.

Os recursos arrecadados pela gincana do Desafio 10x10 serão convertidos integralmente em cestas básicas digitais, a serem distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas pela iniciativa.

As cestas possibilitam a compra de alimentos e produtos de limpeza, além de funcionarem também como instrumento de fortalecimento do comércio local nas comunidades.

Os fundos serão geridos pela Doare, plataforma especializada em arrecadação de doações online, e distribuídos às famílias beneficiadas pelas ONGs Gerando Falcões, Cufa (Central Única das Favelas) e ChildFund.

Além dessas entidades, toda a distribuição e logística do vale-alimentação será feita em parceria com o UniãoBR, movimento de amparo às comunidades impactadas pela crise presente em 20 estados brasileiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.