Descrição de chapéu Coronavírus

Marcas de limpeza e higiene doam produtos, EPIs e até lavagem de roupa na pandemia

Ariel, Veja, Colgate e outras marcas destinam investimentos milionários ao combate à Covid-19

São Paulo

A Ariel, marca líder de produtos de limpeza da P&G, doou mais de 30 toneladas de produtos para comunidades carentes, compartilhando dicas informativas sobre como prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, a marca realizará, através do serviço das lavanderias Ariel, a lavagem de 46 mil peças de roupas, dos profissionais de saúde do Hospital de Mogi das Cruzes e do Hospital Municipal de Santo André até o mês de julho.

A Ariel ainda vai lavar 37 toneladas de peças do Exército da Salvação, instituição que realiza ações emergenciais para ajudar famílias em vulnerabilidade social e moradores de rua, além de doar 5.000 máscaras de proteção para a ONG.

Já para a Cruz Vermelha Brasileira, a marca apoiou com a doação de mais de 30 toneladas de produtos para contribuir com a higienização da principal instituição de ajuda humanitária do mundo.

A Colgate-Palmolive também está empenhada em apoiar iniciativas para contingência da Covid-19 no Brasil, e intensifica sua rotina de suporte às comunidades à sua volta por meio da educação sobre higiene e doação de produtos.

Entre os meses de março e abril, a companhia distribuiu produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica por meio de instituições parceiras e agora inicia a segunda fase de suas doações. Ao todo, serão doados mais de 3,5 milhões de produtos que somam mais de R$ 11,5 milhões e beneficiarão cerca de 825 mil famílias no país.

Como apoiadora global da campanha #SafeHands, da Organização Mundial da Saúde, a empresa está produzindo 25 milhões de sabonetes especiais, embalados com instruções para uma lavagem correta das mãos, que serão distribuídos em comunidades carentes em todo o mundo. De acordo com as recomendações da OMS, lavar as mãos apropriadamente é fundamental para reduzir a velocidade de contágio da Covid-19.

No Brasil, 1,7 milhão de unidades serão doadas. A Unicef começou a distribuir 1 milhão de sabonetes sendo 575 mil para Manaus e 425 mil para Salvador. A empresa também apoia iniciativas do poder público do estado de São Paulo com 250 mil unidades e outras 450 mil unidades serão distribuídas por meio de outras instituições.

A companhia ainda doará outros 1,5 milhão de produtos de higiene oral e pessoal por meio de instituições assistenciais sem fins lucrativos e parceiros com poder de capilaridade de distribuição para localidades como Manaus, Maceió, Rio de Janeiro, ABC Paulista, entre outros.

As doações beneficiarão lares de idosos, orfanatos, centros de atendimento oncológicos e três hospitais de campanha em São Paulo (Anhembi, Pacaembu, Ibirapuera).

.
Limpeza de rua feita por voluntários da Cruz Vermelha Brasileira - Divulgação

Na primeira onda de doações, a Colgate-Palmolive contou com parceiros como a Havaianas (marca da empresa Alpargatas), Cruz Vermelha e ONG Amigos do Bem para doação e distribuição de 300 mil produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, no valor de R$ 1 milhão, para beneficiar aproximadamente 200 mil famílias brasileiras.

O Grupo RB no Brasil, multinacional de bens de consumo para higiene, saúde e nutrição anuncia uma série de ações para atender brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Entre doações de produtos e auxílios financeiros, o Grupo soma cerca de 800 mil itens para doação, em projetos que contabilizam mais de R$ 12 milhões investidos.

As marcas Naldecon, Sustagen e Strepsils da empresa doaram quase 500 mil produtos a entidades atendidas pela Cruz Vermelha Brasileira, que juntos equivalem a R$ 4,5 milhões em vendas, itens que vão beneficiar entidades em mais de 15 estados do Brasil.

Sustagen Kids, por exemplo, por ser um complemento nutricional que auxilia na alimentação saudável e balanceada de crianças, será destinado a creches e casas de acolhimento atendidas pela Cruz Vermelha Brasileira.

Já Sustagen Adultos+, complemento nutricional com uma fórmula única pensada especialmente para adultos, será enviado a casas de repouso e outras instituições para proporcionar a adultos e idosos uma alimentação mais completa em nutrientes que auxiliam na imunidade, disposição e saúde óssea.

Em abril, a Veja, outra marca do Grupo RB, lançou o movimento “Veja Com o Coração”, com o objetivo de criar um fundo de auxílio para trabalhadoras domésticas que tiveram suas atividades interrompidas devido à pandemia. Além de fornecer apoio financeiro, a marca doou aproximadamente 15 mil kits de produtos de limpeza com essa ação.

Para apoiar os entregadores do aplicativo Rappi, a marca distribuiu 16 mil litros de Veja Desinfetante aos profissionais que se expõem diariamente nas ruas.

Além disso, cada produto Veja vendido no aplicativo Rappi no mês de abril teve parte do valor revertido em uma doação de R$ 50.000,00 para o projeto Mães de Favela, uma iniciativa da Central Única das Favelas (Cufa), que promove uma renda básica a milhares de mães moradoras de comunidades de todo o país.

Ainda, com o apoio da ONG Teto, a Veja está distribuindo cerca de 10 mil unidades de Veja Desinfetante para comunidades de bairros periféricos em seis estados do país.

Em conjunto com a Cruz Vermelha Brasileira, a Harpic vai levar auxílios emergenciais para comunidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, diante do apoio para 25 mil famílias, com a doação de galões de água, máscaras de proteção e desinfetante líquido para o banheiro.

Em atenção a outras epidemias como a dengue, que ocorre paralelamente à Covid-19 no Brasil, a marca SBP do Grupo RB lidera um projeto em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira para apoiar 100 mil famílias, em comunidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com a doação de kits de produtos e materiais educativos para auxiliar no controle de doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Marca que acaba de chegar ao Brasil, a Lysol doou ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo R$ 500 mil, que serão destinados para o combate à Covid-19, podendo auxiliar na infraestrutura, na aquisição de EPIs e no financiamento a projetos de pesquisa relacionados ao novo coronavírus.

Além disso, também foram doadas ao hospital 6.000 unidades de Lysol Aerossol, para auxiliar na desinfecção de ambientes.

O Grupo RB também está comprometido com a segurança e bem-estar de todos os seus funcionários e parceiros, o que fez a companhia fabricar e oferecer mais de 20 mil unidades de álcool gel para seus colaboradores, terceirizados e parceiros de transportadoras.

Além disso, os Centros de Distribuição com operações do Grupo RB, bem como transportadoras da companhia também ganharam unidades de Veja Desinfetante para limpeza de superfícies.

Distribuição de doações em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, realizada pelo Centro Cultural Lutando por Quem Precisa - Tércio Teixeira/Folhapress

Com o objetivo de contribuir com a população em situação de maior vulnerabilidade, a PepsiCo doou mais de 8.000 unidades de produtos à famílias no município de Itu (SP), afetadas pelos efeitos da pandemia.

No local, a companhia conta com um Centro de Distribuição e uma unidade fabril que emprega mais de 780 funcionários e é responsável pela produção de salgadinhos Elma Chips.

As doações de produtos do portfólio PepsiCo, entregues em junho, serão repassadas à prefeitura de Itu, que fará a inclusão dos itens em cestas básicas destinadas às famílias cadastradas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

O município de Itu está entre as regiões beneficiadas pelas doações da PepsiCo, que ao todo somam cerca de um milhão de produtos em todo o Brasil. Adicionalmente, a companhia anunciou a doação de mais de 115 mil refeições no país, que acontecerá por meio de aporte financeiro da Fundação PepsiCo, braço filantrópico global da companhia, ao GFN (Global Foodbanking Network).

A distribuição dessas refeições, àqueles em maior necessidade, também será realizada pelo Mesa Brasil, do SESC, parceiro local do GFN. No pacote de medidas da empresa consta ainda apoio à renda de cooperativas de reciclagem parceiras, que foram impactadas pela Covid-19.

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) tem realizado um trabalho conjunto com seus associados para ajudar comunidades afetadas pela pandemia do coronavírus. Desde abril, mais de mil toneladas de produtos de limpeza foram doadas. Em valores, as doações atingem R$ 7 milhões.

As empresas associadas doaram, entre outros produtos, itens como sabões, limpadores multiuso e cerca de 566 mil litros de água sanitária e desinfetantes para alguns municípios em comunidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará. Além disso, foram feitas doações para alguns governos e prefeituras, como o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, que receberam produtos para a limpeza e desinfecção de veículos que realizam transporte público e hospitais.

A empresa de Goiânia, Nutriex-Rennova, uma das maiores do país no mercado de saúde, proteção e comercialização de produtos de estética facial, mobilizou a sua produção e os seus recursos para oferecer auxílio para várias entidades carentes.

Com o avanço da pandemia do coronavírus, a empresa já doou mais de R$ 6,8 milhões em produtos, EPIs e alimentos. A primeira contemplada foi a Organização das Voluntárias de Goiás, que recebeu cerca de 1,5 tonelada de produtos de higiene.

A empresa também tem apoiado dezenas de lives musicais, em parceria com grandes artistas brasileiros para expandir as suas doações para todo o território nacional, somando mais de dez toneladas de álcool em gel (600 mil frascos da marca Biogex) para entidades como Retiro dos Artistas, Central Única das Favelas (Cufa) e Associação Pro Melhoramento do Morro do Salgueiro.

Também doou mais de 100 mil máscaras de proteção para Associação Raio de Sol da Amazônia, Casa de Apoio São Luiz, entre outras, além de mais dez toneladas de alimentos para a Mesa Brasil. Em São Paulo, mais de 800 kits de produtos de higiene já chegaram em orfanatos e entidades carentes.

Além das doações, a empresa já contabiliza mais de R$ 13 milhões para a fomentação do mercado e está fornecendo um pacote de benefícios para subsidiar seus clientes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.