Descrição de chapéu Coronavírus

Milhas aéreas podem ser convertidas em doações na pandemia

Vakinha disponibiliza opção para quem quer ajudar uma causa; programa de fidelidade da Gol já doou mais de 50 milhões de milhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia da Covid-19 fez com que as viagens diminuíssem drasticamente no mundo todo por conta das políticas de isolamento social.

Com isso, o uso das milhas, adquiridas pelos programas de fidelidade de companhias aéreas, se acumulam. Mas além de trocar por produtos ou serviços, é possível usá-las para ajudar uma causa social.

O site Vakinha, o primeiro e maior em arrecadações coletivas do Brasil, traz essa opção para quem deseja fazer uma doação.

A plataforma recebe mais de 2.000 campanhas por dia, que englobam as mais diversas causas sociais. Entre elas, movimentos de apoio a hospitais, pequenos negócios e organizações sociais, crescentes na crise da Covid-19.

Por meio dos programas de fidelidade Dotz, Livelo e Esfera, é possível converter o valor da milha por cupons que podem ser doados pela plataforma, com valores que variam entre R$25 e R$500, para a causa que a pessoa escolher.

O processo é simples: o usuário entra no site do seu programa de milhagem, digita "Vakinha" e seleciona a plataforma como opção de troca de seus pontos. Então, escolhe o valor que deseja doar e resgata os cupons. Depois disso, basta entrar no site do Vakinha e escolher a causa social com a qual mais se identifica.

Na mesma linha, o Smiles, programa de fidelidade da Gol, atingiu mais um marco histórico pelo Milhas do Bem, seu programa de solidariedade.

Foram doadas mais de 50 milhões de milhas em maio, após o início da nova campanha, no dia 30 de abril. A iniciativa recebeu a doação de 10 milhões de milhas da Smiles, além das milhas dos clientes que se uniram a jornada solidária contra os efeitos da covid-19 no Brasil.

O programa existe desde 2017, mas atualmente atua com foco no combate aos efeitos da pandemia da covid-19, e lançou uma série de iniciativas sociais para reforçar o apoio às comunidades economicamente vulneráveis. Além da doação da companhia, nesse período a Smiles também promoveu ações com clientes para estimular doações.

Os recursos serão transformados em dinheiro pela Smiles e doado diretamente às instituições parceiras do programa: Parceiros Voluntários, Rede Cruzada, Instituto Reação, Proa, JA Brasil e Fundação Dom Cabral.

Elas estão à frente de ações sociais para o apoio às comunidades economicamente vulneráveis em meio a pandemia, como a doação de cestas básicas, kits de higiene e cobertores.

O Milhas do Bem acumulou 142.666.903 milhões de milhas até maio de 2020, e nasceu com o propósito de transformar vidas por meio de apoio a projetos sociais.

As seis instituições que hoje fazem parte do programa foram selecionadas pela seriedade de seu trabalho e grande impacto na vida das comunidades que apoiam, além da compatibilidade das atividades das instituições com o propósito maior do programa.

O incentivo às doações para ajudas emergenciais continua no ar e é possível doar diretamente pelo site da Smiles, escolhendo a instituição na vitrine solidária, ou fazendo checkout no Shopping Smiles, para arredondar o valor na hora da compra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.