O programa Marcenaria do Bem concluiu o processo de seleção para auxiliar marceneiros que perderam renda durante a pandemia da Covid-19.
Na última semana, foram selecionados 3.684 profissionais de diferentes regiões do país para receber um auxílio de R$ 600, divididos em duas parcelas mensais de R$ 300.
No total, o programa vai distribuir mais de R$ 2 milhões.
A iniciativa foi criada pelo Instituto Leo, entidade do terceiro setor mantida pela rede Leo Madeiras, maior distribuidora de materiais para marcenaria e indústrias de móveis do Brasil, juntamente com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), organização social que constrói redes de parceiros estratégicos comprometidos com melhorias sociais em âmbito nacional.
O auxílio financeiro proporcionado pelo programa ficará disponível aos marceneiros selecionados em um cartão virtual, vinculado a uma conta digital no Banco Afro, e só poderá ser utilizado para alimentação, saúde e compra de materiais de trabalho.
Os valores oferecidos não poderão ser sacados em espécie, empregados no pagamento de boletos ou redirecionados por meio de transferência bancária.
A primeira parcela do benefício será creditada em aproximadamente 72 horas após os contemplados entregarem a documentação solicitada e realizarem a ativação de suas respectivas contas digitais no Banco Afro. Já a segunda parcela será disponibilizada cerca de 30 dias depois da data de crédito da primeira.
Como forma de ajudar ainda mais pessoas, os selecionados pelo Marcenaria do Bem serão incentivados a produzir peças para doação a instituições ou organizações sociais que estejam passando por dificuldades.
No site do programa, profissionais contemplados ou não pela iniciativa também podem ter acesso gratuito a mais de 90 conteúdos online que oferecem dicas de cuidados com a saúde, orientação profissional e instruções para a produção de diferentes tipos de móveis e utensílios.
Inspirado no programa Pintar o Bem, lançado em abril pela Suvinil também em parceria com o Cieds, o Marcenaria do Bem teve como parceiros estratégicos a própria marca de tintas da BASF, o Banco Afro e a Duratex S.A.
Para ampliar o número de profissionais beneficiados, o programa ainda contou com um sistema de financiamento coletivo que teve a adesão de 44 doadores, entre empresas e pessoas físicas.
Os interessados em participar da seleção para o Marcenaria do Bem fizeram suas inscrições entre os dias 19 de maio e 14 de junho no site da iniciativa.
Os escolhidos precisaram cumprir com todos os pré-requisitos exigidos pelo programa e tiveram seus cadastros avaliados por um sistema de pontuação que considerou fatores como número de dependentes, atuação como MEI, menor renda familiar, doença pré-existente, filiação a alguma associação de marceneiros, participação em cursos oferecidos pela Leo Madeiras e cliente da rede.
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