Yunus Brasil doa dinheiro para negócios sociais durante a pandemia

Programa foi criado pela Yunus Social Business Global Initiatives junto a mais de 40 entidades globais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A crise econômica causada pela pandemia do coronavírus impactou a saúde financeira das pequenas e médias empresas e, como não seria diferente, também trouxe desafios os negócios sociais no Brasil e no mundo.

Para ajudá-los a lidar com esta situação, a Yunus Social Business Global Initiatives —empresa social cofundada pelo economista e Nobel da Paz Muhammad Yunus—, em conjunto com o Fórum Econômico Mundial, a Fundação Schwab e mais de 40 entidades globais, criou o Covid Response Alliance for Social Entrepreneurs.

Trata-se de uma aliança que visa respostas em fases, que envolvem apoio financeiro e não financeiro para aliviar os efeitos da crise da Covid-19 nos negócios sociais.

Nobel da Paz Muhammad Yunus durante painel de discussão na Conferência DLD em Munique 2020 - Alliance DLD/Hubert Burda Media/Verwendung weltweit

A primeira onda já começou e a Yunus Negócios Sociais Brasil realizou uma primeira fase de aporte financeiro via doação retornável, se e quando possível, a alguns dos negócios afetados pela crise.

Em paralelo, a rede de mentores e especialistas segue oferecendo orientações legais, financeiras e de planejamento para os negócios sociais apoiados pela Yunus.

A Covid Response Alliance for Social Entrepreneurs vai coordenar o apoio aos empreendedores de quatro principais maneiras: avaliar e destacar as necessidades nos portfólios de empresas sociais dos membros; ampliar e expandir o suporte financeiro disponível sob um painel de aliança conjunta e ajudar os empreendedores sociais a arrecadar dinheiro adicional para expandir seu trabalho; coordenar o apoio não financeiro fornecido por empresas e intermediários, como compras sociais, serviços jurídicos e suporte tecnológico; avançar nos esforços conjuntos de comunicação para desenvolver políticas apropriadas relevantes para empreendedores sociais.

A Yunus Negócios Sociais Brasil iniciará uma rodada de conversas com parceiros locais que queiram replicar a aliança global no país. Os interessados podem entrar em contato através do email contato@yunusnegociossociais.com.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.