Coca-Cola FEMSA Brasil recicla 100 milhões de garrafas PET em um ano

Centro de coleta SustentaPET recebe mais de 700 mil garrafas por dia e fomenta a economia circular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, celebra um ano da SustentaPET, centro de coleta de resíduos pós-consumo que fomenta a economia circular da cadeia de reciclagem.

Inaugurado em 2019, na cidade de Osasco (SP), o projeto alcançou, em julho, aproximadamente 100 milhões de garrafas PET coletadas e prensadas.

Além de dar a destinação adequada aos resíduos, o projeto também promove o crescimento econômico, gerando renda para cooperativas e catadores individuais.

Coca-Cola FEMSA Brasil está distribuindo 400 mil garrafas d'água para hospitais de seis estados
Coca-Cola transfere sede regional latino-americana de Buenos Aires para o Rio de Janeiro - Divulgação

​​Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 seleciona iniciativas de impacto em combate à pandemia; inscreva-se

“A SustentaPET representa muito bem a nossa busca, na Coca-Cola FEMSA Brasil, por caminhos sustentáveis que estejam alinhados à nossa estratégia de gerar valor econômico e bem-estar social e ambiental. Estamos empenhados em coletar e reciclar o equivalente a 100% das embalagens que colocamos no mercado. E em paralelo ainda conseguimos transformar positivamente as comunidades ao atribuir valor ao trabalho de profissionais de toda essa cadeia que merecem o nosso respeito”, destaca Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Para aumentar o volume de material a ser enviado para reciclagem, a empresa tem feito parcerias com cooperativas de catadores.

Erverson Expedito, 22 anos, cresceu vendo o pai trabalhar no centro de reciclagem da família, em Santana de Parnaíba, cidade vizinha a Osasco, e agora está à frente de uma cooperativa.

Em pouco tempo de parceria com a SustentaPET, Expedito destaca como o apoio do projeto contribuiu para o crescimento do seu negócio e de todos que trabalham com ele.

“Antes, eu negociava com o atravessador e perdia entre 20 e 30 centavos por quilo de material PET vendido. Quando falamos de toneladas, é uma quantia bastante expressiva. Na SustentaPET, o valor é tabelado e temos segurança em todo o processo”, conta.

Essa iniciativa, realizada em parceria com a Coca-Cola Brasil, tem como um dos pilares o conceito da responsabilidade compartilhada, ao operar de forma sustentável promovendo a coleta e destinação adequada dos resíduos para reciclagem.

O projeto também fortalece a reciclagem inclusiva, que formaliza o trabalho de catadores de resíduos e garante a eles condições dignas de trabalho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.