Yunus Negócios Sociais lança plataforma de financiamento coletivo

Iniciativa visa tornar investimentos acessíveis para investidores que consideram o impacto social além do retorno financeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Yunus Negócios Sociais, braço brasileiro da empresa global ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus, anuncia o lançamento da sua Plataforma de Financiamento Coletivo para captação aberta de recursos para negócios sociais.

A transação 100% digital vai aproximar investidores a negócios relevantes que solucionam desafios socioambientais do Brasil.

Através deste novo veículo, a unidade de Investimentos da Yunus Brasil, que atua por meio de um fundo que provê capital paciente a negócios sociais, vai oferecer a opção de investir com impacto socioambiental a investidores que não sejam de grande porte.

A Plataforma de Financiamento Coletivo da Yunus conecta negócios sociais que necessitam de financiamento com investidores de impacto para expansão de suas operações e maximização do impacto social.

"A tradicional matriz risco versus retorno está superada. Os investidores já despertaram para o fato de que o impacto socioambiental das suas decisões é muito relevante quando se escolhe um investimento. Queremos que a opção de privilegiar o impacto socioambiental esteja disponível para o maior número possível de pessoas. Com a nossa plataforma queremos que qualquer pessoa possa ter esta experiência”, explica Luciano Gurgel, diretor da unidade de Investimentos da Yunus Negócios Sociais Brasil.

Além de condições justas para os negócios sociais tomadores dos empréstimos, a Plataforma de Financiamento Coletivo da Yunus Negócios Sociais agrega um time de mentores para assessoria estratégica e acompanhamento contínuo dos negócios investidos para garantir a segurança e a transparência da operação.

A partir deste acompanhamento, a Yunus enviará relatórios periódicos aos investidores sobre a saúde financeira e o impacto positivo sendo gerado por eles.

A operacionalização técnica da plataforma foi realizada em parceria com a Inco, startup dedicada a viabilizar que investimentos cheguem a empresas de pequeno e médio porte.

"Assim como no portfólio de empresas investidas pela Yunus, prezamos pela transparência dos número financeiros e de impacto social, e trabalhamos continuamente para assegurar o crescimento das empresas e, consequentemente, do impacto gerado por elas", comenta Gurgel.

O primeiro negócio social selecionado para integrar o portfólio da Plataforma de Financiamento Coletivo da Yunus foi a Estante Mágica, empresa que trabalha pelo incentivo à leitura no Brasil. Em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país, transforma alunos de 6 a 10 anos em autores dos seus próprios livros.

A Estante Mágica já impactou mais de 800 mil alunos em mais de 4.000 escolas parceiras em todos os estados brasileiros.

O negócio social Estante Mágica trabalha pelo incentivo à leitura no Brasil, em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país
O negócio social Estante Mágica trabalha pelo incentivo à leitura no Brasil, em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país - Divulgação

Enquanto os alunos aprimoram habilidades de leitura e redação, professores e pais são envolvidos no processo de aprendizagem. A captação via financiamento coletivo tem como objetivo suportar o crescimento da Estante Mágica pelos próximos três anos com investimentos em equipe e aprimoramento das suas soluções digitais.

A escolha da Estante Mágica como negócio social pioneiro da plataforma se deu por se tratar de uma empresa sólida que já faz parte do portfólio de investimentos da Yunus no Brasil.

“De 2017 a 2019, a empresa mais do que triplicou de tamanho, e atualmente conta com cerca de 180 colaboradores. Além disso, o negócio social atua numa das etapas mais cruciais do desenvolvimento infantil, com objetivo de reduzir o analfabetismo funcional, e melhorar os indicadores de performance de leitura e escrita dos alunos”, explica Francisco Vicente, gestor de portfólio da Yunus Negócios Sociais.

Para investir por meio da Plataforma de Financiamento Coletivo da Yunus Negócios Sociais basta acessar o site https://yunusnegociossociais.inco.vc.

O aporte mínimo para esta transação é R$ 5.000 e o período de captação acontece de 11 de agosto a 11 de setembro de 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.