Programa impulsiona empreendedores em jornada digital

Artemisia e Accenture vão selecionar 400 participantes de todo o Brasil para uma trajetória online, via WhatsApp, com duração de seis semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade dos empreendedores de se adaptarem à era digital, repensando os processos internos e os canais de venda para o online.

Frente a esse cenário, no qual muitos negócios micro e pequenos precisam de apoio para a transição, surge o programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores(as). Resultado da parceria da Artemisia e Accenture, a iniciativa online, conduzida por WhatsApp no período de seis semanas, deve movimentar cerca de 400 empreendedores brasileiros de pequeno porte.

A ação irá disponibilizar conteúdos voltados a auxiliar os negócios no processo interno de gestão e vendas em canais digitais. Aulas exclusivas com nomes que são referência do ecossistema empreendedor –como Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e PretaHub– são parte da programação.

As inscrições estão abertas até 6 de outubro; a formação acontece de 26 de outubro a 4 de dezembro. Mais informações sobre o programa e o formulário para inscrição podem ser acessados no site.

Jovem em capacitação e formação em Tecnologia da Informação participa de projeto da Carambola, negócio social que promove a formação e a inclusão de jovens LGBT, negros, moradores da periferia e mulheres no setor digital - Renato Stockler/Folhapress

Com parceria estratégica da PretaHub e Fundação Arymax e apoio da Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) e da Migraflix, a iniciativa tem o objetivo de dar suporte a dois grupos: empreendedores que atuem em áreas de baixa mobilidade social e afroempreendedores, para que possam potencializar a digitalização dos próprios canais de venda e modernizar os processos de gestão e produção.

Para participar, os empreendedores devem ter negócios ativos, com produtos e serviços que já estejam vendendo ou tenham potencial de iniciar as vendas pela internet.

Um ponto importante é que os participantes não precisam estar formalizados, ou seja, os informais também estão qualificados a participar do processo de seleção. Com um modelo inovador e escalável, o programa permitirá potencializar negócios de um grande número de brasileiros nos quatro cantos do país.

Os 20 empreendedores que mais se destacarem ao longo do processo irão receber, cada um, R$ 1.500 para usarem em ações que apoiem melhorias, como otimização de processos internos ou digitalização das vendas.

A proposta se baseia na premissa de que, muitas vezes, uma simples reorganização tem potencial para aumentar a produtividade e a eficiência de micro e pequenas empresas; ao incorporar tais inovações, há incremento nas vendas, redução de custo e aumento na renda do empreendedor.

O programa foi pensado para trazer resultados rápidos e efetivos para micro e pequenos negócios, em formato prático e adaptado à realidade dos empreendedores, que poderão seguir a jornada online no horário, local e ritmo que melhor se encaixe em sua rotina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.