Ralf Toenjes, da Rede Folha, é nomeado jovem líder pela ONU

O empreendedor social foi reconhecido por seus projetos à frente da ONG Renovatio e ações de ajuda no combate à Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta sexta-feira (18), foram anunciados os nomes dos 17 eleitos para compor a turma de 2020 do programa Jovens Líderes para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Desta vez, a lista conta com um representante brasileiro, o empreendedor social Ralf Toenjes, presidente da ONG Renovatio e do negócio social VerBem, integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Liderada por Jayathma Wickramanayake, enviada especial do secretário-geral da ONU para a Juventude, a iniciativa recebeu mais de 7.000 inscrições do mundo inteiro e selecionou os 17 candidatos com projetos e ações de maior impacto nos esforços de erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas e redução das desigualdades.

Toenjes destaca a importância do reconhecimento e força dessa geração para ajudar nas mudanças da sociedade. "Nós somos a maior geração de jovens do Brasil, com quase 50 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos. Podemos mudar a forma como a humanidade produz, consome e se organiza socialmente, pensando em todas as pessoas, e sem deixar ninguém para trás", diz.

"Ser um SDG Young Leader é uma grande oportunidade para atuar como protagonistas dessas mudanças, compartilhando a transformação e impactos que temos promovido no Brasil para o mundo, além de inspirar e nos conectar com outros jovens", completa.

Aos 28 anos e formado em três graduações simultaneamente, direito pela USP e também em administração e economia pelo Insper, Ralf Toenjes se dedica ao empreendedorismo social desde 2014.

Ele é cofundador da ONG Renovatio, da qual é presidente, que tem como objetivo melhorar o acesso à saúde visual em comunidades carentes.

Nos últimos cinco anos, Ralf desenvolveu um sistema de atendimentos oftalmológicos em 15 clínicas móveis adaptadas (ônibus, carretas e consultórios portáteis) e doação de óculos de grau.

Os números ultrapassam 150 mil pessoas atendidas e 60 mil óculos doados em 21 estados brasileiros, além de países como Moçambique, Haiti e Índia.

Buscando ampliar ainda mais o alcance de suas ações, fundou a VerBem, empresa social que visa democratizar o acesso à saúde oftalmológica em todo o território brasileiro, criando soluções junto a investidores para transformar o cenário da saúde visual no Brasil, país em que 71% dos municípios não possuem médicos oftalmologistas.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Toenjes liderou diversas iniciativas em prol do combate à Covid-19. Entre elas, o Movimento #2em2, maior campanha sem fins lucrativos organizada pela sociedade civil de testes de anticorpos contra o vírus da Covid-19, que destinou um exame para doação a cada outro que foi comprado.

Através da iniciativa, 22 mil testes foram entregues gratuitamente para hospitais públicos e filantrópicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e indígenas do Xingu.

Em sua trajetória, já foi reconhecido por sua atuação em diversos rankings e premiações como a lista Under30, da Forbes, Empreender Social de Futuro, Global Influential Leader pela AACSB, e recentemente foi eleito Membro Titular do Conselho de Nacional Juventude (Conjuve), responsável pela cadeira de Saúde.

Durante a vigência de sua nomeação como Jovem Líder para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Toenjes deverá promover ações e incentivar outros jovens a se engajar nos compromissos das metas da Agenda 2030. Os principais pilares do programa são desenvolvimento sustentável, direitos humanos, paz, segurança e ação humanitária.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.