Parceria beneficia mais de 2 mil jovens em situação de vulnerabilidade

Iniciativa conjunta do Instituto Tiago Camilo e da Geekie vai ajudar estudantes a se prepararem para o Enem e vestibulares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Acreditando no poder de transformação social do esporte e da educação na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Tiago Camilo (ITC) e a Geekie anunciam uma parceria inédita que beneficia mais de 2 mil jovens em São Paulo e no Espírito Santo, apoiados pelo instituto e que agora contam com a plataforma Geekie Games para se prepararem para o Enem e vestibulares.

“Sempre acreditamos que esporte e educação devem andar juntos. A própria filosofia do judô leva a criança a desenvolver um maior senso responsabilidade e disciplina. Por isso, nós buscamos desenvolver cada polo do Instituto em escolas”, explica Tiago Camilo, fundador do ITC.

Por meio da parceria, os jovens com idades entre 15 e 17 anos assistidos pelo Instituto Tiago Camilo poderão desfrutar de todos os recursos da plataforma Geekie Games
Por meio da parceria, os jovens com idades entre 15 e 17 anos assistidos pelo Instituto Tiago Camilo poderão desfrutar de todos os recursos da plataforma Geekie Games - Divulgação

“Com a chegada da pandemia, tivemos que suspender as nossas ações presenciais em todos os polos, assim como as próprias escolas fizeram, mas não deixamos de dar assistência às crianças e suas famílias. Além da doação de cestas básicas, buscamos novas formas de continuar presentes na vida delas, fazendo a diferença”, completa.

Dessa forma de atuar surgiu a parceria com a Geekie –empresa integrante da Rede Folha fundada em 2011 que se tornou referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo. “As conversas já tinham sido iniciadas em 2019. Com a nova realidade que passamos a viver desde março deste ano, intensificamos o diálogo com o objetivo de acelerar o processo e iniciar as atividades o quanto antes”, conta Camilo.

Segundo Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em educação pela Universidade de Stanford, a parceria com o Instituto Tiago Camilo endereça um desafio enfrentado por muitos jovens na pandemia: se preparar para os exames como Enem e vestibulares.

“Para que os jovens do ITC possam ter mais um apoio na rotina de estudos e preparo, decidimos conceder bolsas de estudo da plataforma Geekie Games para eles. É a nossa forma, como negócio de impacto social, de fazer a nossa parte para que, como sociedade, possamos vencer esse grande desafio de saúde pública”, afirma Sassaki.

O executivo acrescenta que o Geekie Games já está sendo utilizado por 115 mil estudantes. Desde a criação, a plataforma já foi utilizada por mais de 12 milhões de alunos.

Ao longo da trajetória, a plataforma Geekie Games auxiliou 73% de estudantes brasileiros com idade entre 18 anos e 24 anos: 22% entre 25 anos e 44 anos; e 5% com mais de 44 anos, sendo 64% de mulheres e 36% de homens. Destes, 72% são de escolas públicas e 28% particulares.

Uma avaliação sobre o impacto da plataforma atestou que alunos que seguiram o plano de estudos personalizado na sua totalidade tiveram uma evolução cinco vezes maior do que a obtida por estudantes com mesmo grau de engajamento, mas que não se guiaram pela tecnologia adaptativa.

“Fica muito perceptível o quanto um estudante pode se desenvolver se for bem orientado, principalmente, quando esse apoio se dá de forma personalizada”, acrescenta Sassaki.

Por meio da parceria, os jovens com idades entre 15 e 17 anos assistidos pelo Instituto Tiago Camilo poderão desfrutar de todos os recursos da plataforma Geekie Games.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.