Empreendedor Social anuncia as Top 10 em Ajuda Humanitária na pandemia

As ações emergenciais finalistas da categoria foram anunciadas em cerimônia virtual nesta segunda-feira (7)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As Top 10 iniciativas de ações emergenciais de 2020 foram anunciadas em cerimônia virtual pela Folha e Fundação Schwab nesta segunda-feira (7).

Apresentado pelo jornalista Zeca Camargo e pela atriz Maria Gal, o Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 chancelou na primeira categoria as iniciativas: Ação da Cidadania; Com Saúde & Alegria Sem Corona; Conexões do Cuidar; Frente Humanitária Lá da Favelinha e ACM Cafezal; Fundo Estamos Nessa Juntos; Mães da Favela; Movimento União BR; Renda Mínima para os Catadores na Pandemia; #SeparadosSomosMaisFortes e Versinhos de Bem-Querer.

Em razão dos protocolos exigidos para evitar contágio pelo coronavírus, a cerimônia de premiação neste ano foi virtual.

Assim, os dez destaques foram apresentados em vídeos pré-gravados, nos quais os líderes de cada iniciativa resumiram em um um minuto o trabalho desenvolvido para o enfrentamento da crise sanitária, social e econômica.

Para que um finalista por categoria participasse também por videoconfoerência representando o conjunto de premiados, foi usada a soma de pontuação dos candidatos nas duas fases (notas da comissão avaliadora e do júri). O melhor pontuado em cada categoria por esse critério foi apresentado como décimo e último finalista, encerrando o anúncio da categoria.

No caso de Ajuda Humanitária, o representante foi Celso Athayde, da Cufa, à frente da iniciativa Mães da Favela.

"Neste ano tão difícil, toda pessoa e organização que atuou no beco, na favela, no bairro deveria ser premiada. Sem elas, nosso país viveria hoje num caos", disse Athayde.

"Só foi possível construir tudo isso por conta da ação em rede. Depois disso tudo, descobrimos que somos gigantes, não somente a Cufa, mas também as outras organizações."

Nesta edição especial, todos os candidatos que chegaram à final são premiados. O concurso não elegeu um vencedor, mas todos os destaques, numa lógica de estimular a colaboração e o trabalho em rede e não a competição.

Para chegar aos premiados, um júri composto de 18 nomes analisou 45 semifinalistas distribuídos nas três categorias: Ajuda Humanitária, Mitigação da Covid-19 e Legado Pós-pandemia.

“Estamos impressionados pela maneira como negócios sociais conseguiram crescer para ajudar milhões na pandemia”, afirma Hilde Schwab, cofundadora da entidade que reúne mais de 400 organizações ao redor do mundo, parceira da Folha há 16 anos na realização da premiação no Brasil.

“É particularmente impressionante como empreendedores sociais brasileiros desempenharam papel vital em suas comunidades e estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, avalia Hilde.

Para Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, a premiação 2020 é única. “Em um momento histórico para a filantropia e para o investimento social privado, que tiveram papéis fundamentais no socorro aos vulneráveis, no fortalecimento do SUS e na influência em políticas públicas.”

Ao parabenizar os 30 finalistas premiados, Dávila destaca que são todos vencedores. “O Brasil que emerge da pandemia é solidário, resiliente e empreendedor.”

O prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola Brasil e apoio da Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, British Council, ESPM, Fundação Dom Cabral, Prosas, Pacto Global e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.