Cartilha traz dicas de gestão da Ambev para projetos sociais

Documento gratuito une dicas de gestão, captação, recursos humanos e passo a passo para mentoria no programa Voa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma cartilha destinada a ONGs ajuda a tirar do papel o sonho de transformação social. Desenvolvido pela Ambev, o documento traz orientações sobre a profissionalização de projetos no terceiro setor e apresenta o Voa, programa que busca alavancar o impacto de organizações sociais.

Criado em 2018, o Voa une colaboradores voluntários da Ambev a organizações e negócios sociais brasileiros. As instituições selecionadas permanecem dois anos no programa e são acompanhadas por mentores – funcionários da empresa que compartilham conhecimentos em gestão e processos.

A gerente Marina Zibetti foi uma das voluntárias e acompanhou a Vivenda da Criança, associação que atua em Parelheiros, zona Sul de São Paulo, há mais de trinta anos. “Como empresa, fazemos parte de um ecossistema e fechar os olhos para a comunidade é injusto”, diz Zibetti.

Com dificuldades em manter a sustentabilidade financeira, a ONG enxergou no Voa uma possibilidade de aperfeiçoar seus processos. O programa oferece aulas em vídeo –comunicação, gestão, recursos humanos, captação, entre outros–, encontros com a equipe da Ambev e o desenvolvimento de projetos práticos.

“Ajudamos a criar um plano de longo prazo para que eles conseguissem fechar as contas e se organizar”, diz Zibetti.

Para Simone Rezende, diretora de Operações na Vivenda da Criança, a mentoria contribuiu para a profissionalização da atividade. “Traçamos metas, melhoramos os controles, conseguimos reduzir despesas e diminuir a rotatividade da equipe”, diz.

Com a crise da Covid-19, a Vivenda passou por uma reinvenção durante a capacitação. A profissionalização de jovens deu lugar à distribuição de cestas básicas e kits de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Hoje temos ferramentas e suporte para nos reinventar, mesmo em um momento de crise”, aponta Rezende.

A cartilha também aborda a pesquisa realizada no fim de 2020, em parceria com o Datafolha​, sobre o impacto da pandemia no terceiro setor.

Para Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Ambev, os aprendizados durante a crise devem ser aplicados para que as organizações se fortaleçam neste ano. “A pesquisa traz dados quentes sobre as tendências do pós-pandemia e aponta caminhos”, diz.

Para participar do programa, focado em organizações que atuam com educação e geração de oportunidades para crianças e jovens em vulnerabilidade, são necessários alguns requisitos. Entre eles, dois anos de existência, comprometimento da liderança e autonomia para realização de mudanças na gestão.

A cartilha está disponível para download gratuito no site www.ambev.com.br/voa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.