Descrição de chapéu Folha, 100

Votação de destaques do Prêmio Empreendedor Social vira plataforma de doações

Escolha do Leitor começa em 1º de março; público vota nas iniciativas preferidas entre as 30 iniciativas de destaque no enfrentamento à pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As 30 iniciativas de destaque no enfrentamento à pandemia no Brasil vão à votação popular, a partir desta segunda-feira (1º), na última etapa do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19.

O público poderá eleger seu finalista favorito em cada uma das categorias ao longo de três meses, em formato inovador no qual a enquete, no site da Folha, torna-se também plataforma de doação.

Os vencedores da Escolha do Leitor, tanto os recordistas de votos quanto os líderes na captação de doações, serão anunciados em um dos eventos de comemoração aos 100 anos da Folha ao longo de 2021.

“A interação com o leitorado nesta edição da categoria popular vai além do voto e se converte na possibilidade de o público poder apoiar iniciativas que fizeram diferença na pandemia, uma vez que os desafios do enfrentamento à Covid-19 continuam”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Para inovar na tradicional categoria do Prêmio Empreendedor Social, realizado desde 2005 em parceria com a Fundação Schwab, o jornal contou com parceria estratégica da Doare, do Movimento Arredondar e do PagSeguro.

A Doare é a responsável pela criação da plataforma de votação integrada às doações. “A mobilização de recursos é imprescindível para as organizações sociais no contexto da pandemia”, diz Felipe Antunes, sócio diretor da plataforma que é referência na captação para organizações filantrópicas e causas.

A votação começa em 1º de março pelas 10 iniciativas reconhecidas na categoria Ajuda Humanitária. A enquete permanecerá no ar por 30 dias. Em 1º de abril, terá início a escolha na categoria Mitigação da Covid-19. O processo se encerrará com a votação da categoria Legado Pós-Pandemia, a partir de 1º de maio.

Para Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro PagBank, o reconhecimento dessas iniciativas do prêmio especial em resposta à Covid-19 é fundamental neste momento de crise.

“Nós nos orgulhamos em contribuir ativamente com o Prêmio Empreendedor Social através de tecnologias financeiras que facilitam não só o dia a dia de milhões de consumidores e empreendedores brasileiros como de quem busca apoio para projetos sociais e filantrópicos”, afirma o CEO. O PagSeguro é o meio de pagamento exclusivo da Escolha do Leitor 2021.

Trata-se de um estímulo à cultura de doação no Brasil em meio aos desafios de mitigação dos impactos da crise sanitária, econômica e social decorrentes da Covid-19.

Será possível doar a partir de R$ 5 por meio de boleto, cartão de crédito ou Pix. Após votar, aparece a opção “Doar Agora”. Basta selecionar o valor, preencher os dados e cadastrar email para receber o comprovante. É possível votar e doar para mais de uma iniciativa.

Caberá à Doare o repasse das doações para cada um dos finalistas. Em nome da transparência, ao final do processo será divulgado o valor arrecadado pelas iniciativas e como os recursos serão aplicados.

“Pensamos em um formato não só para reconhecer empreendedores sociais que têm feito a diferença, mas para incentivar a doação para que esses projetos gerem ainda mais impacto”, diz Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Movimento Arredondar, vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro em 2016.

Para conquistar o voto do leitor, os líderes de cada iniciativa relatam em vídeo de 1 minuto como atuaram em resposta à Covid-19. Os 30 finalistas foram anunciados em dezembro de 2020. O concurso não elegeu um único vencedor, mas os destaques entre os 414 inscritos.

O objetivo da categoria Escolha do Leitor é continuar dando visibilidade ao trabalho de ONGs, fundos e movimentos que contribuem para mitigar os efeitos negativos da pandemia no país.

Conheça as 10 iniciativas de destaque na categoria Ajuda Humanitária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.