Número de votos se equivale a volume de doações na reta final da Escolha do Leitor

A uma semana do encerramento, conheça as iniciativas que lideram votos e doações na categoria Ajuda Humanitária do Empreendedor Social em Resposta à Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na reta final da primeira fase da Escolha do Leitor, enquete voltada às dez iniciativas da categoria Ajuda Humanitária reconhecidas pelo Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19, o número de votos se equivale ao volume de doações feitas pelo público.

Na manhã desta quarta-feira (24), as iniciativas Mães da Favela (Cufa), União BR e Renda Mínima pros Catadores na Pandemia (Pimp My Carroça) lideram o número de votos. Outras duas correm na luta pela terceira colocação: Fundo Estamos Nessa Juntos e Versinhos de Bem-querer, que vêm mostrando força crescente de engajamento.

As finalistas que receberam mais doações até o momento são Com Saúde & Alegria sem Corona (Saúde & Alegria), Mães da Favela e Renda Mínima pros Catadores na Pandemia. São seguidas de perto por União BR e Versinhos de Bem-querer.

​As 10 iniciativas arrecadaram juntas mais de R$ 70 mil. Por coincidência, o número de votos também ultrapassou os 70 mil nesta data.

“Para cada 1 voto, 1 real foi doado”, explica Felipe Antunes, sócio diretor da Doare, plataforma referência na captação para causas e parceira da Folha na enquete. “Esse resultado demostra que a Escolha do Leitor também é uma excelente oportunidade para engajar os brasileiros com doações”, afirma.

Ainda que seja possível apenas votar, sem a obrigatoriedade da doação, parte do público decidiu contribuir com valores a partir de R$ 5 para as iniciativas que levam socorro emergencial na crise da Covid-19 desde o ano passado.

Com a nova fase crítica da pandemia, muitas delas retomaram campanhas de combate à fome, distribuição de kits de higiene e apoio a populações em risco social por todo o país.

Para Mariana Cristtal Medeiros Cesar, diretora de Tecnologia e Inovação no Movimento Arredondar, a pandemia ressalta o papel das organizações sociais em unir forças para criar soluções e ajudar quem precisa. “Essas e muitas outras iniciativas pelo Brasil merecem reconhecimento, mas é importante lembrar que precisam de apoio para continuar gerando impacto”, diz.

O Arredondar, vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro em 2016, também é parceiro da Folha nesta edição da Escolha do Leitor. “E cada um de nós pode ser um apoiador, votando, compartilhando, fazendo uma doação. Doar é um ato de cidadania", completa Cristtal.

Para Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro PagBank, o reconhecimento às iniciativas é fundamental neste momento de crise.

“Nós nos orgulhamos em contribuir ativamente com o Prêmio Empreendedor Social através de tecnologias financeiras que facilitam não só o dia a dia de milhões de consumidores e empreendedores brasileiros como de quem busca apoio para projetos sociais e filantrópicos”, afirma o CEO. O PagSeguro é o meio de pagamento exclusivo da Escolha do Leitor 2021.

Com o engajamento das redes das finalistas, na última semana desta etapa, o número de votos e doações tende a subir exponencialmente. É possível votar e doar até a meia-noite do dia 31 de março, quando a enquete será encerrada.

Os recordistas de votos e os líderes na captação de doações serão anunciados em um dos eventos de comemoração aos 100 anos da Folha ao longo de 2021.

“A interação com o leitorado nesta edição da categoria popular vai além do voto e se converte na possibilidade de o público poder apoiar iniciativas que fizeram diferença na pandemia, uma vez que os desafios do enfrentamento à Covid-19 continuam”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

As doações feitas pelo público são automaticamente direcionadas às organizações, que têm utilizado o recurso das mais diversas maneiras no combate à Covid-19. Veja abaixo como votar e doar para sua iniciativa favorita.

Vote na sua iniciativa favorita na Escolha do Leitor

Clique para votar na Ação contra o Corona

Clique para votar na Com Saúde & Alegria sem Corona

Clique para votar no Conexões do Cuidar

Clique para votar na Frente Humanitária Lá da Favelinha e ACM Cafezal

Clique para votar no Fundo Estamos Nessa Juntos

Clique para votar na Mães da Favela

Clique para votar no Movimento União BR

Clique para votar na Renda Mínima pros Catadores na Pandemia

Clique para votar na #SeparadosSomosMaisFortes

Clique para votar no Versinhos de Bem-querer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.