Programa de educação política do Politize tem inscrições abertas

Treinamento gratuito dá ferramentas práticas para quem quer participar da política das mais diversas maneiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O programa Embaixadores Politize! chega à última semana de inscrições para seu treinamento gratuito em educação política. Cidadãos com vontade de solucionar problemas do país podem se inscrever até 28 de março no site politize.com.br/embaixadores.

Destinada a pessoas de todas as idades, mas acima de tudo aos jovens, a iniciativa oferece base teórica e ferramentas práticas para que os embaixadores possam atuar de maneira pública e plural como agentes da transformação em suas comunidades.

Segundo Gabriel Marmentini, diretor executivo do Politize!, o desenvolvimento de lideranças não se restringe a quem pretende seguir carreira política ou eleitoral. "[Se destina] a todos que desejam ter uma atuação pública, seja ela qual for, para fazer de suas comunidades, e, por que não, do Brasil um lugar mais justo e democrático", diz.

quatro pessoas seguram livro nas mãos
Programa Embaixadores Politize! oferece treinamento gratuito a pessoas que querem participar da política das mais diversas maneiras - Divulgação / Politize!

Desde 2018, mais de 75 mil pessoas participaram das oficinas e atividades gratuitas promovidas pelo programa. Foram 865 Embaixadores formados em 237 cidades de 26 unidades federativas do país.

A partir de 2020, para tornar seu impacto mais efetivo, escalável e sistêmico, o programa foi dividido em três camadas: multiplicadores, embaixadas e líderes.

Os multiplicadores são pessoas em formação, processo que pode acontecer tanto online, por meio de conteúdo em vídeo, quanto presencialmente, nas chamadas embaixadas. Eles serão responsáveis por propagar conhecimentos e atividades sobre educação política dentro de escolas, igrejas, associações de moradores ou mesmo em casa.

Dessa jornada vão emergir os futuros embaixadores, lideranças em potencial que, após mais uma etapa formativa, são convidados a fundar ou participar de espaços de aprendizagem e impacto em suas cidades –as Embaixadas Politize!– e também a treinar os próximos multiplicadores.

A ideia é que as Embaixadas diagnostiquem problemas da região e proponham políticas públicas para melhorar a situação. Hoje o programa conta com Embaixadas em 62 municípios espalhados por 20 estados, mais do que o dobro do número de 2020.

pessoas vestindo camiseta branca comemoram com as mãos levantadas
Programa Embaixadores Politize! oferece treinamento gratuito a pessoas que querem participar da política das mais diversas maneiras - Divulgação / Politize!

"O programa Embaixadores Politize!, com isso, vai além da formação e do campo do conhecimento, se inserindo diretamente na prática da cidadania por meio de proposições de soluções efetivas para políticas públicas”, afirma Marmentini.

Por fim, o nível Líderes foi instituído como etapa contínua para consolidar, manter, atualizar e ampliar o processo de conexão e inserção no meio público dos participantes formados pelo programa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.