Quintessa lança iniciativa focada em conectar empresas a startups de impacto

Plataforma Negócios pelo Futuro incentiva marcas a adotarem práticas ESG a partir de soluções inovadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Quintessa lança a segunda edição da Plataforma Negócios pelo Futuro, iniciativa que conecta empresas, institutos e fundações a negócios de impacto. Desta vez o objetivo é que as marcas adotem melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) a partir da conexão com soluções inovadoras de startups de impacto.

Empresas podem fazer parte como participantes, apoiadoras ou patrocinadoras. Até 18 de abril, o Quintessa está focado em convidar empresas para estas duas últimas categorias. É possível se inscrever em negociospelofuturo.com.br.

menina de óculos gesticula ao microfone. está sentada ao lado de menino que segura o queixo, também sentado. há um painel colorido atrás.
Anna Aranha, do Quintessa, e Raphael Mayer, da Simbiose Social, no FIIS - Festival de Inovação e Impacto Social - Keiny Andrade/Folhapress

A iniciativa ESG na Prática envolve três fases: os “pitchs” dos negócios de impacto, as bancas avaliadoras e o “speed dating”, que simboliza a conexão entre empresas e startups. As apoiadoras e patrocinadoras participarão da definição dos desafios prioritários nas três fases e terão sua marca posicionada em toda a divulgação dos eventos.

O Quintessa, que há 12 anos atua na aceleração de negócios de impacto, vê na inovação aberta e na conexão com as startups um caminho eficaz para que empresas cumpram os compromissos do conceito ESG.

“Neste momento do mercado, é nosso papel facilitar a conexão entre estes dois atores e oferecer nossas metodologias e expertise para potencializar esse processo”, diz Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.

As startups trarão soluções para os principais desafios das empresas nos pilares do conceito ESG.

No pilar ambiental, destacam-se gestão de resíduos, eficiência energética, redução de emissão de carbono e eficiência hídrica. No social, a promoção de diversidade e inclusão no time e a promoção de saúde e educação aos colaboradores e fornecedores. Em governança, o foco estará na gestão de indicadores de sustentabilidade, transparência e combate à corrupção.

A primeira edição da Plataforma impulsionou soluções dos negócios de impacto que colaboravam diretamente para a redução dos danos causados pela Covid-19.

Na ocasião, foram mobilizados R$ 650 mil para apoiar implementação de soluções em geração de emprego, microcrédito e moradia de três negócios de impacto: Parças Development School, Programa Vivenda e Fundo Periferia Empreendedora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.