Catalyst 2030 promove evento para troca de experiências globais no campo social

De 3 a 7 de maio, Catalysing Change Week traz sessões com empreendedores e ativistas sociais brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Catalyst 2030, movimento global que busca criar ambiente e condições de acelerar a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promove a segunda edição do evento Catalysing Change Week entre os dias 3 e 7 de maio.

O encontro virtual terá 85 sessões, das quais sete são lideradas por empreendedores e ativistas sociais brasileiros. Adriana Barbosa (Feira Preta), Rodrigo Baggio (Recode), Paula Fabiani (Idis) e Rodrigo Pipponzi (Editora MOL) são alguns dos participantes.

O Catalysing Change Week tem inscrições gratuitas pelo site catalyst2030.net/ccwsessions. “Ao longo de uma semana, reuniremos especialistas, empreendedores de impacto, ativistas das causas sociais, representantes do legislativo e de governos para troca de experiências", diz Jeroo Billimoria, cofundadora do movimento global.

cartaz Catalysing Change Week
Com sessões brasileiras, Catalyst 2030 promove evento para troca de experiências globais no campo social - Reprodução / Catalyst 2030

"Nosso objetivo é que a partir desses encontros seja possível estreitar laços e fomentar um ambiente de cooperação entre países, regiões e os mais diversos setores da sociedade,” explica.

O evento está pautado em seis objetivos, como celebrar iniciativas que possam se tornar modelo de ação, construir compromissos em torno de mudanças nas políticas públicas e apresentar exemplos práticos de iniciativas capazes de serem replicadas.

Os empreendedores de impacto e ativistas sociais que estão na linha de frente do Catalyst também desejam trazer mais vozes ao centro do debate.

Lançado em janeiro de 2020, durante o Fórum Econômico Mundial, o Catalyst 2030 reúne mais de 500 empreendedores sociais, cujo trabalho impacta diretamente cerca de 2 bilhões de pessoas em 180 países.

A edição 2021 vem na esteira do sucesso obtido no ano anterior, quando reuniu cerca de 4.000 participantes de 131 países. Dessa vez, o ponto de partida dos debates serão os impactos causados pela pandemia de Covid-19, cujos efeitos sanitários, sociais e econômicos são vistos como fontes potenciais para atrasar, em pelo menos 50 anos, o atingimento dos 17 ODSs.

Neste contexto, o encontro ganha importância ao propiciar um ambiente de troca de experiências, garantindo a possibilidade da cocriação de projetos e iniciativas capazes de acelerar a implantação das metas pactuadas.

Sessões lideradas por brasileiros na Catalysing Change Week

Financiadores colaborando de forma eficaz
5 de maio, às 10h, com Paula Fabiani (Idis)
Dois grandes doadores brasileiros compartilham suas experiências de trabalho em colaboração para alcançar mudanças sociais positivas. Barreiras e preocupações no processo colaborativo também serão debatidas, identificando possibilidades de superá-las.

“Desarmados”: Ninguém escapa do amor
5 de maio, às 10h, com Valdeci Ferreira (Fbac)
O painel compartilha a história do sistema penitenciário da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), fundada pelo Dr. Mario Ottobon. As Apacs buscam a plena recuperação e reabilitação do autor do crime e a reparação da vítima do crime.

O papel das grandes empresas na transformação social
6 de maio, às 10h, com Rodrigo Pipponzi (Editora MOL)
O objetivo da sessão é inspirar líderes e empreendedores sociais sobre o poder que grandes empresas têm ao usar seus ativos a favor da sociedade, trazendo depoimentos e projetos reais. O papel das lideranças, a importância do engajamento e do envolvimento de todos os públicos e a necessidade de se conectar com os agentes de transformação e organizações sociais das comunidades onde estão inseridos.

Mulheres que alimentam o mundo
6 de maio, às 12h, com Nicola Gryzcka e Mark Brand (Social Gastronomy Movement)
A população do planeta é sustentada por fazendas do sul global, predominantemente mantidas por mulheres. Não há segurança alimentar sem o empoderamento de mulheres. O painel reune profissionais que trabalham nas interseções de alimentos, capacitação econômica, tecnologia e gênero, criando sistemas alimentares resilientes e equitativos.

Economia inclusiva: Garantindo oportunidades para todos, com geração de renda, acesso e inclusão social
6 de maio, às 13h30, com Fernanda Zemel, fundadora da Labora
Diante dos desafios das ODSs, o trabalho é protagonista na geração de inclusão social, bem-estar, saúde e renda, assim como a diversidade nas empresas.

Onde estão as pessoas nos ODSs?
7 de maio, às 10h, com Adriana Barbosa (Instituto Feira Preta)
Incorporar a diversidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é sobre colocar pessoas e suas existências plurais em conexão com os desafios que temos pela frente. É urgente oferecer soluções inclusivas, efetivas e humanas aos desafios coletivos.

Capacitação digital: Lições da Covid-19 e o novo conjunto de desafios e oportunidades
7 de maio, às 11h, com Rodrigo Baggio (Recode), Konstanze Frischen (Ashoka) e Carlos Centeno (MIT Solve)
Histórias de empreendedores e inovadores sociais que, por meio da alfabetização digital, inclusão digital e capacitação, reconhecem o papel da tecnologia no novo contexto global para contribuir para uma mudança sistêmica na liderança. O objetivo é desenvolver ambientes propícios para o florescimento da ação colaborativa, a fim de co-criar mudanças culturais e aumentar o movimento dos criadores de mudanças sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.